#OcupaCarnaval já tem marchinhas prontas – conheça as letras

Desde 2014, inspirado pelas manifestações do ano anterior e pela cultura carioca de rua e blocos de carnaval, o #OcupaCarnaval vem reunindo coletivos e militantes de diversos movimentos sociais críticos aos rumos da política no Rio e no País. A cada temporada, às melodias de marchinhas clássicas, são adaptadas letras que evocam o direito a cidade, ironizam as ações da polícia e de políticos e também cantam o momento vivido. Geralmente, ocorrem dois cortejos temáticos em cada carnaval. O primeiro a acontecer, em 2014, foi a “Cabralhada” que expulsou simbolicamente Cabral do Rio e o #TatudoErrado.

Camelato

Em 2016, o “Camelato“, em prol dos ambulantes e das políticas públicas para o centro da cidade e as “OlimPiadas“, percorreram as vias cariocas levando música e consciência política. Agora, para 2017, o cortejo do #OcupaCarnaval sai às ruas do Saara, no centro do Rio, dia 23, caçando um Pé Grande que anda atormentando a vida de muitos servidores e moradores do estado.  E já no apagar das luzes,  comemora os 100 anos da revolução russa, no domingo 3 de março.

As letras foram construídas coletivamente e falam de Temer, do desastre de Mariana, da Crise que vive o Rio e da violência da polícia. Confirme a presença no evento e convide seus amigos. Abaixo, a chamada para o cortejo e em seguida, as novas letras para 2017:

Diz a lenda que Pé Grande anda pelas terras do Rio amaldiçoando o povo com o feitiço do PMDB: dim dim pros grandes + serviços públicos falidos + porrada pra quem protesta.

Vamos aproveitar as encantarias do carnaval e organizar um cortejo de caça a esse terrível predador, em torno do qual se escondem também outras entidades malignas, como cabrais e piccianis.

Prepara sua fantasia e vai ensaiando o grito de guerra:

——————-
Olha o caô, ô, ô, governador, ô, ô
Deu isenção pras empresas mais bizarras
Deixou o servidor vivendo de gambiarra
Olha o caô, ô, ô, governador, ô, ô
Milhões para os amigos
Mas para o povo não tem grana pra pagar
Alá, alá, alá, meu bom alá
Cabralzinho já rodou
E o Pé Grande vai rodar
Alá, alá, alá, meu bom alá
——————-

O QUE: Caçadores de Pé Grande (Cortejo do Ocupa Carnaval)
ONDE: Uruguaiana
QUANDO: 23/02/2017
QUE HORAS: 17h

ocupa alalalo

ocupa as aguas

Ocupa Aurora

Ocupa Bandeira Branca

Ocupa Bola Preta

Ocupa cabeleira

Ocupa Cachaça

Ocupa Ei voce

ocupa eu voce 2

Ocupa Jardineira

Ocupa Mamar

ocupa manifesto

Ocupa Maria Sapatão

Ocupa Mascara negra

Ocupa Touradas em Madrid

Ocupa ze pereira

 

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *