PSOL cresce na zona norte e lança núcleo de Manguinhos e Jacaré

O PSOL Carioca avança com a política de fortalecimento dos bairros através dos seus núcleos territoriais. No último sábado (18), foi a vez das comunidades de Manguinhos e Jacaré fundarem o seu coletivo organizado.

As duas comunidades formam um só núcleo. Os moradores pretendem atuar na região com ações de enfrentamento ao sucateamento dos aparelhos públicos, pautando política e na promoção de ações culturais. Com cerca de 100 pessoas, o lançamento aconteceu na casa de um casal que integra o núcleo. Eles receberam integrantes do PSOL Carioca, moradores do bairro, além dos vereadores Marielle Franco e Tarcísio Mota.

A professora de ensino infantil, Paloma Gomes, é integrante do Núcleo Manguinhos e Jacaré e quer conquistar toda a comunidade para avançar nas lutas territoriais. “A organização política que estamos montando aqui ainda é de conscientização. Se a gente não montar um grupo aqui para que esse espaço seja fortalecido, não conseguiremos avançar. A gente quer desconstruir a ideia de que a política não é uma coisa próxima”, conta Paloma que se emocionou ao anunciar o lançamento do novo núcleo do PSOL.

O presidente do Movimento Popular das Favelas (MPF) e liderança da favela do Jacarezinho, Rumba Gabriel, se filiou ao PSOL e justificou a sua decisão. “É imprescindível que tenha a política dentro da favela. É política a passagem do transporte coletivo, a segurança pública, o aumento dos produtos que nós consumimos…”, disse ele em discurso onde revelou acreditar no PSOL.

O PSOL Carioca conta com núcleos territoriais e temáticos que articulam políticas e mobilizam militantes para as lutas cotidianas. Ao todo são cerca de 50 coletivos que se organizam através de Internúcleos ( instância de base que reúne os núcleos territoriais do partido na cidade do Rio de Janeiro).

Por Márcio Anastácio – Jornalista e membro do Núcleo Tia Ciáta

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *