PAULO PINHEIRO

Foto Paulo Pinheiro é  vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL. Ele foi reeleito em 2016 com 13 mil 141 votos. Faz parte da Comissão de Higiene, Saúde Pública e Bem-Estar Social da Câmara Municipal.

Entre em contato com o mandato pelas redes sociais:

Facebook

Site

Twitter

Carioca de São Cristóvão, casado e pai de dois filhos, nascido em 1949, iniciei minha carreira política em 1996, quando fui convencido pelo sanitarista Sérgio Arouca a deixar a direção do Hospital Municipal Miguel Couto para concorrer a uma vaga na Câmara Municipal. Após 14 anos na instituição onde ocupei os cargos de vice-diretor e diretor, fui eleito vereador com 22 mil votos e, posteriormente, fui eleito deputado estadual em 1998, reeleito em 2002 e retornei para a Câmara em 2008.

Meus mandatos foram pautados no respeito à conduta ética (fui co-autor do Código e do Conselho de ALERJ), na fiscalização do executivo (apresentei 58 representações ao Ministério Público contra o desvio de recursos da saúde a projetos assistencialistas do governo do estado), na criação de leis pensadas para a população e, é claro, com foco na área da Saúde, minha especialidade por formação.

Fui autor de leis como a que criou os conselhos gestores nas unidades de saúde – uma tentativa de democratizar as direções das unidades – e da lei que criou o Disque-Saúde, serviço através do qual o cidadão passou a realizar denúncias e obter informações sobre a rede de saúde do município, por exemplo.

Em luta constante contra os sucessivos projetos de privatização da saúde pública, consegui aprovar na Assembléia Legislativa uma lei (3.202/199) revogando o Programa de Terceirização dos Hospitais Estaduais. Combati as Cooperativas, as ONGs, as Fundações e fui voto vencido na Câmara na aprovação da lei das Organizações Sociais (OSs).

Quem quiser conhecer ainda mais o meu trabalho parlamentar pode acessar meu site www.paulopinheiro.org ou www.twitter.com/paulopinheirorj .