PSOL cresce nas favelas e faz minicurso de militância territorial

Atuar pautados pelas demandas territoriais é o grande objetivo dos núcleos do PSOL Carioca. No último sábado (6), o núcleo Tia Ciata, que atua nos bairros do Catumbi, Estácio e Rio Comprido, organizou um minicurso de militância em favelas. Um super café da manhã abriu espaço para muita troca de experiência em uma das lajes do morro do Turano.

O bate-papo aconteceu entre moradores das favelas da Maré, São Carlos, Manguinhos e Turano. Durante o encontro foi colocada a necessidade de se voltar a atenção para as demandas das comunidades que sofrem diariamente com os problemas causados pela falta de segurança pública, saúde, educação, moradia, emprego, saneamento básico, dentre outros.

A professora de ensino infantil e militante do núcleo PSOL Manguinho e Jacaré, Paloma Gomes, conduziu a troca de experiência entre os moradores das comunidades e destacou que: “seu tempo, sua vida e a de vários companheiros estão voltados pela luta pela sobrevivência nas favelas”. Firme, a professora deixou claro que: “a favela quer ação e atenção porque seus familiares e amigos estão morrendo todos os dias”.

WhatsApp Image 2017-05-08 at 13.05.59Para os participantes do minicurso, a política voltada para os territórios é uma das grandes contribuições que o PSOL está entregando para a população. Eles também concordaram que unir forças com associações de moradores, Ongs e outras entidades ajuda no fortalecimento das reivindicações para garantir os direitos da população junto ao poder público.

Segundo o Núcleo Tia Ciata, o minicurso foi organizando para trocar experiência entre os moradores de favelas. Formando há 6 meses, o núcleo prepara ações nos morros do São Carlos, Turano e Mineira. O grupo faz parte da Internúcleos/PSOL e deve compartilhar a experiência na próxima reunião, que será realizada no próximo dia 20 de maio.

A Internúcleos

O PSOL Carioca conta com núcleos territoriais e temáticos que articulam políticas e mobilizam militantes para as lutas cotidianas. Ao todo são cerca de 20 coletivos que se organizam através de Internúcleos (instância de base que reúne os núcleos territoriais do partido na cidade do Rio de Janeiro).

Por Márcio Anastácio, Militante Núcleo Tia Ciáta e jornalista

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *