1º de abril é dia de dizer verdades!
O golpe de Estado de 1964 ocorreu no dia 1º de abril. Porém, como este dia é popularmente conhecido como “o dia da mentira”, o marco foi posteriormente “transferido” para 31 de março e, até hoje, os militares e setores sociais que os apoiaram comemoram o golpe nesta data forjada.
Diante das tentativas do atual governo em modificar a narrativa histórica, é ainda mais importante debatermos os motivos do golpe, os atores sociais envolvidos, as lutas e resistências, os fatores econômicos, políticos e culturais que caracterizaram a ditadura e que deixaram um legado para o Brasil que dura até hoje.
O PSOL Carioca, através de seu Coletivo de Formação, convida para a Descomemoração do golpe de 1964, no dia 1º de abril, às 18:30h, na Casa Porto (Largo de São Francisco da Prainha, 4 – Saúde). Confirme sua presença no evento: https://www.facebook.com/events/2285214678203145/
** Programação **
18:30h – Apresentação teatral da Escola de Teatro Popular – RJ
19:00h – Debate: do golpe aos dias atuais
Com:
• Carlos Eduardo Martins
• Leonilde Servolo de Medeiros (Professora do programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade, da UFRRJ)
• Cecília Boal (Teatróloga e diretora do Instituto Augusto Boal)
• Tarcísio Motta (Historiador e vereador pelo PSOL)
• Ivanilda Figueiredo (Professora Adjunta de Direto e Pensamento Politico da UERJ)
Exibição de vídeos produzidos pela Subcomissão da Verdade na Democracia