MC Carol flerta com PSOL e recebe apoio nas redes sociais

A funkeira de Niterói, MC Carol, levou seus fãs à loucura após publicar um texto onde expressa a vontade de entrar para a política. Em uma postagem na sua página do Facebook, onde cita como referências as vereadoras Marielle Franco (PSOL-RJ) e Áurea Carolina (PSOL-MG), ela revelou que pensa seriamente em candidatar-se ao cargo de deputada estadual.

Após dizer que o papo agora era sobre política, MC Carol soltou: “Tem muito tempo que fico indignada com aquelas pessoas que dizem ser nossos representantes, mas que estão lá pensando só no bolso deles e em mais nada. Todo dia na TV é 171 diferente e penso que se tivessem mais pessoas interessadas em fazer diferença na Presidência/Senado/Câmaras/Assembleias, talvez fosse um começo de algo melhor pra todos nós”, refletiu a funkeira.

“Me pergunto então como eu posso ser parte dessa mudança. Foi quando pensei seriamente: por que não me candidatar a Deputada Estadual?”, escreveu MC Carol.

Em poucos minutos, o assunto repercutiu com força em grupos de política da capital do Rio de Janeiro. Nos comentários, fãs apoiaram a ideia: “Todo apoio do mundo pra você botar a sua cara na luz e fazer acontecer, que falta gente pra demandar as coisas certas e manter a tona as pautas certas!”, comentou a funcionária pública Clara Navega.

Figuras públicas, parlamentares, o diretório nacional e a militância do PSOL no Rio de Janeiro gostaram da ideia e não economizaram nos posicionamentos públicos. Feminista, negra e favelada, MC Carol atraiu a atenção do partido que busca eleger mais mulheres em 2018.

O parlamentar mais popular do PSOL nas redes sociais, com cerca de 1,2 milhão de seguidores, deputado federal Jean Wyllys, fez um convite: ” Carol, eu conheço um lugar ao SOL – se é que você me entende – onde os seus conhecimentos sobre política não são considerados nada. Vamos juntos mudar o Rio e o Brasil? =) Bjos”, disse o parlamentar que foi respondido pela funkeira com um “Vamos sim!”. A militância respondeu a interação pedindo uma dobradinha entre os dois em 2018.

Através da página oficial da sigla, o diretório nacional do PSOL publicou: “Seria uma honra para nós! Precisamos ocupar cada vez mais os espaços da política, para fazer deles algo realmente democrático e não um latifúndio dos que sempre estiveram lá – homens, brancos e ricos. Te receberíamos de braços abertos!”

A cada comentário psolista, a funkeira feminista regia com coração e figuras que simbolizam luta. Pessoas próximas da parlamentar citada, Marielle Franco, afirmaram que a vereadora já iniciou um diálogo com a MC sobre o PSOL e a disputa de espaço por mulheres na política.

A candidata a presidenta em 2014 Luciana Genro foi até o perfil da MC Carol para reforçar o convite. “Seria uma honra para o PSOL contar com tua garra, a tua luta e a tua representatividade, Carol. Vem que te recebemos de braços abertos”.

As vereadoras Áurea Carolina e Marielle Franco também deixaram as suas mensagens. “Muita força, MC Carol lacradora! Bora chutar a porta, bora chegar! Me representa. Vamos juntas que vai ter mulher preta e periférica ocupando todos os espaços sim!”, disse a vereadora mineira. Marielle do Rio completou: “Que coisa boa de ler! Afinal você negona funkeira já representa na cultura. Vem que vem ocupar também esses espaços políticos onde historicamente sempre estiveram homens brancos e ricos que em nada representa e defende os direitos da maior parte da população”.

Com críticas sociais em suas músicas e destaque no ativismo feminista e negro, MC Carol é uma das funkeiras mais populares do Brasil e seu discurso tem ampla penetração nas favelas cariocas. Fala a língua do povo e pode conquistar uma camada importante da sociedade. Sua contribuição pedagógica colocando as periferias para debater política, através dos seus posicionamentos públicos e composições, despertou de fato o interesse do partido que deve em breve fazer um convite formal de filiação para a artista.

Por: Márcio Anastacio

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *