Boletim PSOL Carioca #1 – 2018

Deseja receber nossos boletins? Clique para se inscrever.

                     

2018 já está a todo vapor e o PSOL Carioca sabe disso. Este é o nosso primeiro boletim para um ano fundamental para a democracia e a política no Rio e no Brasil. As lutas são várias, seja no território ou nos setores da sociedade que ocupamos e resistimos. Porém, sem acesso à informação e sem o exercício cotidiano da democracia, do diálogo e da aceitação das diferenças não conseguiremos nos organizar coletivamente para vencer os diversos desafios do momento. Por isso, é importante a participação de todas e todos no debate político sobre qual modelo de vida queremos. Assim, nos moldes do Se a Cidade Fosse Nossa, o Diretório Estadual do PSOL RJ dá o início em breve à construção coletiva do programa-movimento Se o Rio Fosse Nosso, estendendo os debates, seminários e encontros para a Baixada, Niterói, Sul e Norte fluminense, bacia de Campos e demais territórios do estado do Rio de Janeiro. A ideia é que junt@s possamos chegar a um programa feito de forma democrática, participativa e realista que contemple as principais reivindicações e pautas de morador@s e trabalhador@s do Rio.E para nos organizarmos logo para desorganizar a velha política, realizaremos nos dias 3 e 4 de março o Seminário Anual da Internúcleos do PSOL Carioca. Acesse o evento: https://www.facebook.com/events/1127600480710488/

Janeiro: mês da visibilidade Trans!

29 de janeiro é Dia da Visibilidade Trans. Mas qual a necessidade de um dia dedicado a dar visibilidade a tal questão? Nossa sociedade tenta o tempo inteiro impor aos corpos formas de expressão determinadas por padrões machistas, heteronormativos e brancos. Aqueles e aquelas que expressam uma vivência diferente disso ficam expost@s a todos os tipos de violência. No caso das pessoas trans, essa violência tem crescido bastante. Para se ter ideia, passamos de 58 casos registrados em 2008 para 179 em 2017, um aumento de 208%.

Para lutar contra tal violência e suas diversas formas de manifestações, diversas atividades foram realizadas em janeiro com o intuito de fortalecer esta luta. No dia 26, o PSOL, através dos setoriais de mulheres e LGBT, realizou uma atividade no tradicional Buraco do Lume com militantes trans. O Translume mobilizou divers@s transativistas que foram dialogar na rua com a população. Confira aqui como foi a atividade!

Leia também: É preciso falar da invisibilidade trans, por Joana Santos

PSOL Carioca lança financiamento coletivo!

Nossos sonhos nunca couberam nas urnas. O PSOL Carioca se mobiliza para além das eleições. Temos núcleos espalhados pela cidade para agir nos bairros e favelas do Rio e estamos lado a lado de coletivos e movimentos sociais nas ruas. Para nos estruturarmos e aumentarmos a força da nossa mobilização precisamos de todas e todos que acreditam na luta diária.

Acesse euapoio.psolcarioca.com.br e faça sua contribuição mensal para PSOL Carioca. Vamos junt@s contruir uma sociedade mais justa, igualitária e democrática! Agora é a hora!

Não é Não! Participe da campanha contra o assédio no carnaval

Carnaval com assédio sempre perde a graça. Por Isso, a Comissão da Mulher da Câmara Municipal, presidida pela vereadora do PSOL, Marielle Franco, criou campanha Não é Não! A cidade é nossa. O Carnaval é de geral. O corpo é meu!

As denúncias de violência sexual contra mulheres subiram 90% durante o carnaval no Rio no ano passado. Esses casos ainda são poucos notificados. Por isso, durante a folia, a Comissão da Mulher da Câmara Municipal vai botar o bloco na rua e fazer a campanha #CarnavalSemAssédio!

Respeita as minas! Não é não! Acesse: mariellefranco.com.br/carnavalsemassedio

Comissão Especial de Carnaval lança relatório

A comissão, presidida pelo vereador Tarcísio Motta, analisou a relação e as responsabilidades entre o poder público municipal e os participantes do carnaval carioca. O documento traz recomendações para o carnaval de rua, dos blocos, e da avenida com relação à transparência, segurança e democratização do evento. Dentre as várias recomendações voltadas para o Sambódromo, está que se determine a interrupção dos desfiles em casos de acidentes graves ocorridos durante o evento até que a segurança de todos esteja garantida. Veja como foi o lançamento.

Um ano de Crivella

Aumento do IPTU, retirada de verba da saúde e educação e diversos ataques ao carnaval e à cultura da cidade. Essas foram algumas realizações do primeiro ano de mandato de Marcelo Crivella (PRB) à frente da prefeitura do Rio de Janeiro. Em matéria do Nexo Jornal, o vereador Renato Cinco do PSOL define bem a atuação do prefeito neste primeiro ano de mandato: “Marcelo Crivella está tentando responder à crise da cidade com ataques aos direitos dos servidores e à qualidade dos serviços públicos.”.


 

Plenária Contra a Reforma da Previdência 
SEXTA, 2 de Fevereiro – 18:30 | Sinpro-RJ Campo Grande
Reunião Setorial de Favela do PSOL Carioca
SEXTA, 2 de fevereiro – 18h30 | Sede do PSOL
Reunião do Núcleo Guaratiba e Sepetiba
DOMINGO, 4 de Fevereiro – 15h | Assoc. De Moradores Bela Brisa
BlocAto do Nada deve parecer impossível de mudar
DOMINGO, 4 de Fevereiro – 14h | Praça Tiradentes
1º Cortejo Ocupa Carnaval
QUINTA, 8 de Fevereiro – 19h | Cinelândia

David-Miranda          brizola-neto          Marielle-Franco
Paulo-Pinheiro          Renato-Cin-co          Tarcisio-MOtt

                          

Endereço:
Diretório Municipal do PSOL Carioca
Partido Socialismo e Liberdade do estado do Rio de Janeiro
Rua Joaquim Silva, 56/ 10 º Andar – Lapa
Rio de Janeiro/RJ | Cep: 20241-110
Tel/fax: (21) 2224-8542
boletim@psolcarioca.com.brNão é filiado? Quer saber mais sobre o PSOL? Clique aquiQuer mudar o modo como você recebe os e-mails do PSOL Carioca?
Você pode atualizar suas preferências ou deixar de receber nossas mensagens.

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *