Escalada da estupidez

Por Chico Alencar – Deputado Federal PSOL Rio de Janeiro

O Brasil ainda está sobressaltado com o assassinato da nossa vereadora Marielle Franco e de seu motorista Anderson Gomes. Para esse crime, ainda sem solução, a expectativa da maioria da população é que se faça justiça e que se obtenha a devida responsabilização dos culpados.

Em meio a isso, nesta quarta (4), o Superior Tribunal Federal (STF) julgou o pedido de Habeas Corpus apresentado preventivamente pela defesa do ex-presidente Lula. O objetivo da defesa era evitar que ele pudesse ser preso após terem se esgotado todos os recursos ao TRF-4 – tribunal de segunda instância responsável por julgar este caso. Após longas horas de debate, a maioria do STF (6 a 5) optou por negar oHC a Lula.

Diante desta decisão, é inegável que a alta Corte da Justiça brasileira adota dois pesos e duas medidas para o tratamento de denúncias de corrupção. Caso contrário, não teríamos Lula às vésperas de ser preso e Temer, Aécio e tantos outros gozando de plenos direitos.

Nosso mandato rompeu com o PT em 2005. O PSOL tem sérias divergências com os governos deste partido, incapazes de autocrítica. Mas queremos distância desse antipetismo raivoso que grassa atualmente.

Num cenário de escalada de violência política inédita desde a redemocratização – que conta, inclusive, com a declaração no mínimo desastrosa de um general do Exército -, ao olharmos para as ruas identificamos que muitos dos que comemoram a negação do HC defendem intervenção militar, todos os retrocessos e o ódio ao empoderamento popular.

Algo vai muito mal nesse país de Justiça seletiva. O prenúncio é de ásperos tempos, a escalada da estupidez cresce.

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *