O Fim da Nova República

Na quinta, 8 de novembro, o PSOL Carioca realizou a sua primeira plenária pós-segundo turno das eleições. Como já acontecera logo após a primeira volta, o debate entre os filiados aconteceu no SindiPetro. A abertura ficou por conta do vereador Tarcísio Motta, terceiro colocado nas eleições para o governo do Rio. Fundador e ex-presidente do diretório carioca, Tarcísio apresentou uma síntese dos caminhos que nos levaram a essa conjuntura, suas características não-lineares e a queda do projeto de Nova República, iniciado há exatos 30 anos, em 1988, com a constituição cidadã.

O Brasil não foi capaz nessas três décadas de resolver suas questões centrais e hegemônicas que vinham das várias interrupções da democracia. A Nova República empurrou para debaixo do tapete as tensões existentes e a expectativa da conciliação de classes nos fez perder tempo e fôlego. Para Tarcísio, por processos que são diferentes, dialéticos e que não foram num caminho único, os últimos anos marcam o fim deste período. Desde 2013 sofremos a parte mais intensa de um processo que tem início no seu próprio começo. Em determinado momento, as cartas dos direitos passaram a ser retiradas e as do autoritarismo, distribuídas. Apesar da cronologia aparentar uma linearidade, Tarcísio acredita que o processo que envolve as manifestações de 2013, o golpe de 2016 e a eleição de Bolsonaro em 2018, não compõe uma reta. Apesar da ligação ser a indignação com a institucionalidade e o uso da política percorrer esses instantes, houve rupturas e momentos decisivos que nos levaram a aprofundar ou sufocar esse caminho.

Assista a fala completa do vereador:

Apresentação do PSOL – 21 de novembro

No próximo dia 21 de novembro, quarta-feira, a partir das 18h, o vereador e 3º colocado na corrida ao governo do Rio, Tarcísio Motta, apresenta o PSOL em evento de filiação na Lapa. Esta é uma oportunidade para quem deseja fazer parte do partido, entender propósitos, formas de organização e participação, além da atuação em relação às atuais conjunturas municipal, estadual e nacional. Para se filiar no dia, é preciso levar DOCUMENTO DE IDENTIFICAÇÃO COM FOTO e preencher ficha de inscrição (lá, teremos cópias). Saiba os passos para a FILIAÇÃO.

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *