O PSOL Carioca se solidariza com a luta dos estudantes e convoca todes para ato nesta quarta (05/02), às 16h, em defesa do passe livre, em frente à Prefeitura do Rio:

Crivella, tire a mão do passe livre!

Na última semana, o Prefeito Crivella, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) e da empresa RioCard, implementou as novas regras para o acesso dos estudantes cariocas ao Bilhete Único Universitário. A prefeitura decidiu restringir ainda mais o acesso ao direito dos alunos, apresentando novas condições para os estudantes da categoria hipossuficientes (com renda de até 1 salário mínimo).

Para ter acesso ao direito, além de comprovar sua hipossuficiência, só podem ter acesso ao Bilhete Único Universitário os alunos que estudaram todo o ensino médio em escolas públicas ou tiveram bolsa de 100% em escolas particulares. Além disso, os alunos adeptos do FIES não podem mais adquirir o benefício. São muitos estudantes prejudicados!

Os novos obstáculos colocados por Crivella para a obtenção do Bilhete Único contribuem para aumentar o número de evasão nas universidades, fragilizam a qualidade da formação e limitam ainda mais o acesso pleno à educação superior no nosso país aos estudantes mais pobres.

A luta pelo Passe Livre é histórica no Movimento Estudantil e nós, do PSOL, sempre estivemos ao lado dos Estudantes. Construímos, em conjunto com vários movimentos sociais e entidades estudantis, a Lei 4.021/18 que prevê a ampliação do direito ao passe livre para estudantes de todos os municípios do estado, nos diferentes modais de transporte. E seguiremos na luta pelo direito a uma educação pública e de qualidade.