Os vereadores do PSOL Carioca usaram o tempo de plenário para dar apoio à justa e necessária causa dos petroleiros. Em plenário foi lida uma nota da bancada do partido que também participou da manifestação ao final da tarde de ontem, 18 de fevereiro, junto aos militantes do PSOL e trabalhadoras e trabalhadores de várias categorias que se somaram à greve petroleira, hoje, completando 19 dias. Foto: Rafael Miranda

Nota de apoio à Greve Petroleira

Nós, da bancada do PSOL na Câmara dos vereadores do Rio, manifestamos nossa irrestrita solidariedade e apoio à greve petroleira que alcança seu 18º dia.

O movimento foi necessário após o descumprimento do Acordo Coletivo que proibia demissões em massa. Rasgando o acordo, a Petrobras anunciou o fechamento da fábrioca de fertilizantes do Paraná e como consequência haverá a demissão de cerca de 1000 trabalhadores entre petroleiros e terceirizados.

A greve questiona a entrega da Petrobras para o capital privado, denunciando que esse projeto atenta contra a soberania do país. Ao contrário do plano de Bolsonaro/Guedes, a greve reafirma que é possível diminuir o valor do preço dos combustíveis e do gás de cozinhas. Basta que esses preços não estejam controlados pelo mercado mundial, mas sim pelas necessidades do povo brasileiro.

A greve entrou num momento crucial e está sendo covardemente criminalizada pela imprensa e por uma absurda e inconstitucional decisão do Ministro Ives Gandra do Tribunal Superior do Trabalho, que determinou a abusividade da greve.

Abusivo é o governo Bolsonaro e seu projeto entreguista. Ilegal é a decisão do ministro que só atende aos interesses dos patrões e acionistas internacionais. Autoritária é a direação da Petrobras que se nega a negociar.

Defender essa greve é defender a Petrobaras e a soberania do país.

Contra as demissões, Contra a privatização da Petrobras e pela redução do preço dos combustíveis e gás de cozinha. Somos todos petroleiros e petroleiras.

Assinam:

Babá
Dr. Marcos Paulo
Leonel Brizola
Paulo Pinheiro
Renato Cinco
Tarcísio Motta