NOTA DA EXECUTIVA DO PSOL CARIOCA SOBRE A DESISTÊNCIA DE MARCELO FREIXO DA PRÉ-CANDIDATURA À PREFEITURA DO RIO NAS ELEIÇÕES DE 2020

Neste sábado (16/05), o deputado federal Marcelo Freixo tornou pública a sua desistência da pré-candidatura às eleições para a prefeitura do Rio de Janeiro em 2020 através de uma entrevista concedida à imprensa e de uma carta à militância. Freixo é uma das principais figuras públicas do PSOL, um parlamentar combativo com um histórico de atuação reconhecido nacionalmente, e o apoio à sua pré-candidatura era declarado pela maioria do partido e por uma parcela importante da população carioca.

Reconhecemos que as eleições municipais e o Congresso Nacional são trincheiras de luta fundamentais para derrotar o projeto de morte defendido pelos setores ultraconservadores que se utilizam da violência política e da perseguição ideológica. O PSOL é signatário dessas lutas e não daremos nenhum passo atrás na construção da necessária unidade da esquerda neste enfrentamento.

A deliberação da candidatura do PSOL Carioca à prefeitura estava programada para se dar no seu IV Congresso Municipal, cancelado diante da pandemia da Covid-19. O partido ainda está avaliando, em âmbito nacional, o melhor método de escolha das candidaturas nos municípios, buscando garantir a democracia interna diante das dificuldades impostas pela orientação de distanciamento físico. O partido respeita a decisão de Marcelo Freixo e seguirá debatendo a definição da chapa majoritária, assim como o seu processo de construção programática, para a disputa eleitoral da capital do Rio em 2020. O tempo desta decisão se dará levando em consideração que a prioridade absoluta este momento é o enfrentamento à pandemia do novo coronavírus, em especial, a crise sanitária, econômica e cultural que assola o país.

O PSOL Carioca reafirma a necessidade de unidade nas lutas e seguirá em diálogo aberto para a construção de um arco de alianças com partidos e movimentos de oposição de esquerda, comprometidos com a defesa dos direitos democráticos e sociais que se coloquem dispostos ao enfrentamento ao fascismo, à agenda neoliberal e ao rompimento com o projeto de cidade-mercadoria.

Rio de Janeiro, 17  de maio de 2020.
Executiva Municipal do PSOL Carioca

PSOL Carioca

Site oficial do Diretório Municipal do Partido Socialismo e Liberdade da Cidade do Rio de Janeiro #50

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *