DEBATE + EXIBIÇÃO DE FILME

Nesta segunda, 25, a partir das 18h30, o ciclo de debates – Civilização ou Barbárie: pandemia, carestia e trabalho recebe Rejane Hoeveler (UFF), Rafael Araújo (UERJ) e Eduardo Scheidt para um diálogo sobre os avanços e os retrocessos da América Latina.

Marque presença no evento para ser avisado da transmissão: https://www.facebook.com/events/601896730425436/

Após o debate, exibiremos o documentário “Piñera: a guerra contra o Chile”, do cineasta argentino, Carlos Pronzato. Tanto o debate, quanto o documentário poderão ser acompanhados pelos nossos canais nas redes sociais, com os convidados respondendo perguntas do público nos comentários da transmissão.
 
Nas últimas três décadas, uma verdadeira montanha-russa sacode os rumos dos estados em nosso continente. Mal saíram de ditaduras sanguinárias, caíram no discurso hegemônico do neoliberalismo imperialista, materializado no que ficou conhecido como consenso de Whashigton. Perda de direitos, mercado livre e endividamento externo e da população se tornaram padrão. Entretanto, no início do novo milênio, a chamada revolução rosa, um hiato de alguns anos com governos com certo bem-estar social, deu um mínimo de dignidade à população.
 
Todavia, nos últimos 5 anos, o carrinho voltou a subir a montanha para desabar descontrolado. As políticas de centro-esquerda não foram o suficiente para frear a escalada autoritária e de um retrocesso que mistura de forma muito perigosa as ideias dos anos anteriores à abertura política, com um mercado financeiro ainda mais voraz, coercitivo e anti-povo.
 
ASSISTA AO VIVO – A PARTIR DAS 18H30
SEGUNDA, 25 DE MAIO:
 

Civilização ou Barbárie: Pandemia, Carestia e Trabalho
 
A pandemia de Covid-19 é mais um elemento da crise socioeconômica que já vivíamos. Talvez o mais cruel, massivo e decisivo motor na transformação da vida futura. Entretanto, a pandemia somada aos colapsos cíclicos do capitalismo, à crise ambiental, ao aumento do custo de vida, à perda de direitos e à dificuldade de organização social de base, traz ainda mais desafios para aqueles que colocam a vida acima do lucro.
 
Ciclo de Debates
CIVILIZAÇÃO OU BARBÁRIE: Pandemia, Carestia e Trabalho
Coletivo de Formação do PSOL Carioca
 
1. Civilização ou barbárie: Estado, democracia e Economia-política (20/04)
– Michel Lowy, Chico Alencar e Tarcísio Motta
 
2. Classe e racismo (04/05)
– Lucas “Salada” Batal (MNU) e Roberta Eugênio (Advogada e Pesquisadora).
 
3. Reforma sanitária e Covid-19: a importância do SUS na defesa da vida (11/05)
– Paulo Pinheiro (Vereador PSOL), Sophia Rosa (Setorial de Saúde PSOL) e Ary Miranda (ENSP/Fiocruz)
 
4. Alternativas ao capital: os pensamentos liberal, social-democrata e socialista (18/05)
– Virgínia Fontes ( Historiadora/professora – UFF) e Demian Melo (Historiador/ professor – UFF)
 
5. América Latina: entre avanços e retrocessos (25/05)
– Rafael Araujo, Eduardo Scheidt e Rejane Hoeveler