A Internucleos do PSOL Carioca inaugura sua série de lives na próxima segunda, dia 13/07, às 18h! Salve na sua agenda e marque presença:

Nesta segunda, 13 de julho, a partir das 18h, estreiam as LIVES DA INTERNÚCLEOS do PSOL Carioca. O primeiro tema em debate será o papel do SUS e da Fiocruz no combate ao coronavírus. Como estamos, para onde vamos e como será o trabalho da área da Saúde nos próximos meses.

Na primeira live da Internúcleos, a nutricionista e militante do Setorial de Saúde do PSOL, Sophia Rosa, recebe a presidenta da Fiocruz, Nísia Trindade, além do diretor da ESPN/Fiocruz, Hermano Castro e, para completar a mesa, o médico e vereador Paulo Pinheiro.

“Imagina se não fosse o SUS”

Muita gente se fez essa pergunta durante a Pandemia. A batalha por saúde digna e pesquisa eficaz, é uma luta que vem sendo travada há anos por usuários, movimentos sociais, profissionais e pesquisadores e agora é o momento dela ser ainda mais o foco das nossas reivindicações e de políticas públicas. Não podemos correr mais risco de ver o aparato de Saúde abandonado enquanto estaremos sempre ameaçados por novos surtos de doenças. SUS e Fiocruz são peças chaves para que menos pessoas tenham morrido e adoecido nesta crise sanitária.

Já são dois meses sem um ministro da Saúde em nosso país. Apesar desse abandono, o SUS cumpre papel determinante e cotidianamente salva milhares de vida Brasil a fora. No Rio, o sistema vem sendo sucateado com intensidade desde a administração Paes e a imposição das OSs. Paes preferiu transformar a saúde em balcão de negócios, em lugar de valor servidores públicos e abrir de novos concursos. E, depois de três anos, com várias OSs envolvidas em fraudes e muitos trabalhadores sem receber, Crivella praticamente destruiu a atenção básica e pouco sobrou da rede primária no município. Um cenário péssimo, em um momento decisivo e que se não fossem pesquisadores e profissionais da saúde, mais corpos estariam sendo enterrados em nosso país.

Vida longa ao SUS! Vida longa à Fiocruz!