Dando prosseguimento ao calendário interno de debates, o PSOL Carioca reunirá a Executiva Municipal, no dia 24/08, para encaminhar a composição da sua chapa proporcional à convenção eleitoral de 2020.

Nesta reunião, as/os postulantes que tiveram algum questionamento do Diretório Municipal sobre sua solicitação de pré-candidatura serão ouvidas/os individualmente, para que possam expor suas posições e responder às questões levantadas.

Esta etapa do processo é um procedimento padrão, já aplicado em outras eleições, e fundamental para resguardar o debate democrático. Além disso, é parte de um processo importante para a garantia de que o PSOL seja representado nas eleições por uma chapa que tenha compromisso com os interesses da classe trabalhadora e dos oprimidos(as), de acordo com o caráter anticapitalista, antirracista, feminista, antiLGBTfóbico e socialista do partido.

O PSOL Carioca preza pela pluralidade em seus debates internos, pelo respeito a todas as suas instâncias e pela sua democracia interna. As etapas do calendário eleitoral foram deliberadas com o intuito de fomentar as discussões, garantir o amplo direito ao contraditório e de erguer uma intervenção no processo eleitoral que reflita a história de luta e o programa do partido.

A escolha de Renata Souza para ser a voz do partido na disputa à prefeitura, a composição de uma chapa proporcional com, no mínimo, metade de candidaturas negras e a elaboração de um programa em conjunto com movimentos sociais e com a sociedade como um todo são afirmações fundamentais desse compromisso do partido com o povo carioca. Venceremos a extrema-direita, o fundamentalismo religioso e a política do ódio, para construir um Rio de Janeiro mais justo e igualitário, um Rio de Gente.

Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2020.
Executiva Municipal do PSOL Carioca.