Depois de um ano de pandemia e do pânico que a prefeitura anterior provocava quando anunciava o retorno das aulas presenciais, profissionais de educação e a comunidade escolar são surpreendidas com novo anúncio de data.

Não foi isso o combinado! Desde o ano passado, nós insistimos que o fundamental para garantir a volta às aulas presenciais, desejadas por todos, era que isto se desse em condições seguras. Dissemos que o importante não era a determinação de uma data, mas COMO se daria. Reafirmamos isto nas reuniões com o novo Secretário. Nelas foram relacionadas várias medidas necessárias para recuperação e adaptação das 1543 unidades – pressuposto básico para que não se tornem vetores de contágio.

Lamentamos essa medida, discordamos dela, porque nenhum dos itens apontados como: diagnóstico das escolas, realização das obras necessárias, garantias de equipamentos de proteção, por exemplo, estejam concretizados.

A Prefeitura erra ao começar pelo fim. Comete o mesmo erro da administração anterior. A data de retorno é o desfecho do processo que poderá garantir que profissionais de educação eduquem e alunos estudem com a segurança sanitária desejada. Responsáveis e a população carioca aplaudiriam se a Prefeitura revisse sua decisão.

Tarcísio Motta
Vereador PSOL Carioca
Candidato a presidente da Comissão de Educação / Câmara Municipal Rio
Foto: Mário Vasconcellos/CMRJ