(conteúdo produzido pelo Núcleo Anticapitalista 1º de Maio –  Grande Tijuca)

Para além de suas figuras públicas e de sua direção eleita (que têm sua evidente importância), o PSOL é formado pelos seus Núcleos e Setoriais. Nesses espaços que qualquer militante pode e deve se organizar para construir o partido cotidianamente.

Núcleos são instâncias territoriais e abrangem um bairro ou um grupo de bairros, enquanto Setoriais são temáticos (Setorial de Negros e Negras, Setorial de Mulheres, Setorial Ecossocialista, entre outros). Você pode fazer parte de diversos Setoriais e de um Núcleo.

Mas afinal, o que os Núcleos fazem?

TUDO! Sem exagero. Os Núcleos têm por finalidade atuar sobre o território o qual estejam ligados. Para isso, é fundamental que os Núcleos visibilizem a luta cotidiana de iniciativas coletivas originada nos bairros e favelas, que tem uma oportunidade ímpar de levar as atividades às ruas e redes sociais para toda a população.

Um Núcleo do PSOL também  pode realizar atividades como cursos de formação política, debates sobre conjuntura e ser uma porta de entrada para simpatizantes do partido. Quem faz isso somos nós todes!
Os Núcleos (e setoriais) são necessários para dar vida ao PSOL e manter a chama de um partido militante, que não se resume a seus mandatos eleitos.

O Núcleo Anticapitalista 1º de Maio da Grande Tijuca

Um punhado de militantes e simpatizantes do PSOL vindos de diferentes lugares (mas principalmente do movimento estudantil) acharam necessário se organizar e construir um espaço de militância do PSOL.

Era abril de 2012, um pouco antes do que ficou conhecido como a “Primavera Carioca”. Desde então o Núcleo 1ª de Maio se reuniu dezenas de vezes, fez diversas atividades de formação política, elaborou e distribuiu dezenas de panfletos, manifestos e boletins, montou banquinhas nas praças, promoveu debates públicos, debateu e apoio movimentos sociais, organizou participação em atos e manifestações, promoveu diversas campanhas nas redes e ainda fez algumas atividades lúdicas como saraus.

Já são várias gerações de militantes que nesses quase 9 anos passaram pelo Núcleo Anticapitalista 1ª de Maio e construíram tudo isso de diversas formas diferentes. Trabalhadores, trabalhadoras e estudantes que dedicam o tempo e energia que podem em suas vidas para construir um pedaço da transformação que precisamos no mundo, no Brasil, no Rio e na Grande Tijuca, pra manter a chama acesa, pra construir uma referência de esquerda de verdade, pra conquista novos corações de mentes e pra por a mão na massa e fazer a diferença.

Venha fazer parte da nova geração de militantes do PSOL!