Ao final de abril, o futuro do estado do Rio de Janeiro pode ser alterado drasticamente com a tentativa de privatização da Cedae. Serão 12 milhões de vidas impactadas pelos efeitos negativos dessa venda que só visa o lucro acima de tudo. Lutar contra a privatização da Cedae é lutar em defesa da vida! Água é um direito e não deve ser tratada como mercadoria.

Listamos abaixo 5 motivos para você entender porque a Cedae não deve ser privatizada.

Água é vida, é direito, é essencial

Começando pelo básico, o planeta Terra só existe como conhecemos por causa da água. A água é essencial para a existência da vida. Por isso, ela deve ser tratada como um bem comum e direito universal. Logo, a água não pode ser privatizada ou mercantilizada. Principalmente quando um dos possíveis cenários futuros no mundo é uma crise hídrica sem precedentes, onde a água se tornará o petróleo do século XXI.

O preço vai subir com a privatização da Cedae

No capitalismo, é impossível uma empresa se sustentar tendo que manter os serviços da Cedae e seguir praticando os mesmos preços. Principalmente porque hoje as tarifas cobradas servem apenas para cobrir os custos operacionais (e ainda assim conseguem arrecadar 1 bilhão de reais anuais para os cofres públicos que vão direto para investimentos e melhorias do serviço). Em um sistema que visa o lucro, esse preço terá de ser elevado para que a empresa tenha sua parte garantida. No final das contas, toda a população sai perdendo pois, sem dúvidas, as tarifas aumentarão. No estado do Rio mesmo já temos exemplos claros de cidades que pagam o dobro do custo da água em relação à capital, como a Região dos Lagos e Nova Friburgo.

A privatização da água já deu errado em cerca de 40 países

Os dados não mentem! Não faltam experiências frustradas de privatizações na história do capitalismo recente. Basta uma pesquisa rápida na internet para descobrir isso. Em 20 anos, mais de 300 cidades em quase 40 países tiveram que reestatizar a água por conta de serviço ruim e preços abusivos. E pra quem diz que no Brasil vai ser diferente, basta dar uma olhada no histórico desastroso em Manaus e Tocantins. Além disso, quem mais se beneficia financeiramente com a privatização são empresas que já dominam o mercado brasileiro. De acordo com a pesquisa “Quem São os Donos do Saneamento no Brasil”, essas cinco empresas controlam 85,3% dos contratos de privatização já existentes no país e estão em 87,8% dos municípios onde o serviço já é privatizado.

A desigualdade social só vai aumentar

Como consequência do aumento das tarifas, somado à diminuição do poder aquisitivo da população mais pobre, mais pessoas terão dificuldade de acesso à água e ao saneamento básico. Além disso, a tarifa social praticada pela Cedae hoje, voltada para as pessoas mais pobres do estado, deixará de ser aplicada, gerando consequências desastrosas e desumanas. Além de negar o acesso ao saneamento, doenças que já foram erradicadas da população podem voltar por conta da falta de água.

A Cedae vem sendo precarizada para facilitar sua privatização

Sequências de péssimas gestões, crises no tratamento e distribuição, demissões em massa do quadro técnico, apoio de mídia golpista e vários outros fatores, tendem a moldar nossa opinião de que uma privatização salvaria a água em nossa cidade. Porém, esses fatos são calculados estrategicamente para favorecer financeiramente aquelas empresas que lucram com o sofrimento da população. Há anos a Cedae vem sendo sabotada e precarizada para que a privatização seja uma escolha óbvia.

 

Lógico que a gestão da Cedae está longe do ideal que buscamos. Mas essa sim é a direção em que nossa luta deve caminhar. Queremos uma Cedae pública, com uma gestão participativa e popular que promova a democratização da água e do saneamento básico para todo o estado. A Cedae é um patrimônio do povo e ao povo deve servir!

E como eu posso me mobilizar nessa luta?

Cada atitude é fundamental e necessária em defesa da vida, da água e do saneamento básico. Juntos conseguimos somar nossas vozes para lutar contra essa privatização desumana. Saiba como você pode somar na luta:

– Participe da Carreata contra a privatização em 22/03/21, Dia Mundial da Água! A concentração acontece às 9h30 na sede da Cedae (Av. Presidente Vargas) e segue rumo ao Palácio Guanabara. Use máscara, leva álcool gel e respeite o distanciamento social!

Compartilhe essas informações para seus amigos e familiares por meio do WhatsApp e redes sociais! Quanto mais conscientização, maior é a nossa força!