RESOLUÇÃO DE CONJUNTURA DO DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PSOL CARIOCA 
Rio de Janeiro, 5 de Março, de 2021

         Após um ano em que se identificou a presença do novo coronavírus na cidade, o Rio de Janeiro está passando pelo momento mais grave de sua história recente. A gestão desastrosa da pandemia resultou uma nova curva ascendente de infecções e mortes, demonstrando o completo descontrole do Poder Público sobre a situação. O Rio, agora, lida como uma nova cepa do vírus muito mais transmissível e assiste a um novo colapso da saúde pública. Diante da calamidade pública, a prefeitura insiste em contrariar as recomendações científicas e ignora a necessidade de medidas mais restritivas que protejam a vida da população.

           Sob o argumento de salvar a economia, Paes vem repetindo os graves erros da gestão de Crivella e alinhando-se à lógica dos governos federal e estadual de colocar o lucro acima da vida, ao não diminuir a circulação de pessoas e não promover políticas públicas que permitam que o povo carioca fique em casa. A Renda Básica Carioca, proposta pela bancada do PSOL Carioca e aprovada pela Câmara Municipal, continua engavetada pelo Executivo. Por outro lado, a população se vê obrigada a sair para trabalhar em condições de alto risco. O sistema de transporte público foi deixado de lado no plano de contenção da pandemia, os ônibus estão lotados e diversas linhas foram retiradas de circulação sem fiscalização da prefeitura.

           O Rio de Janeiro vive uma calamidade pública com esta pandemia: desemprego, fome, miséria e cerca de 20 mil vidas perdidas. A população da cidade sofre com aumento de aluguéis, aumento do preço da cesta básica, falta d’água, fechamento de UPAs, déficit habitacional, violência urbana. Ainda assim, a prefeitura de Eduardo Paes prioriza medidas de ataques à população, propondo o aumento da contribuição previdenciária dos trabalhadores e trabalhadoras, o armamento da guarda municipal, flexibilizando as regras de licenciamento ambiental e reabrindo escolas sem condições sanitárias mínimas. O povo carioca não pode pagar a conta da negligência do Poder Público.

           Diante deste cenário, o PSOL Carioca reafirma seu compromisso com as lutas populares, com o povo carioca, pelo direito à vida digna:

–  Por um plano de contenção efetivo da pandemia, resguardando a vida e a renda da população com o devido preparo para um possível lockdown.

– Vacina para todos e todas já! Em defesa do SUS. Pela imediata reabertura da UPA de Manguinhos.

– Pela imediata regulamentação e implementação da Renda Básica Carioca!

– Contra a privatização da CEDAE! Água é vida e não mercadoria!

– Garantia de trabalho digno, sem perseguição a ambulantes e camelôs!

– Não ao armamento da Guarda Municipal!

– Enfrentamento ao déficit habitacional! Por moradia digna para todas e todos!

– Pelo retorno imediato do Bilhete Único Universitário

– Pelo pagamento e efetivas condições de trabalho dos Conselheiros Tutelares.

– Não ao aumento da alíquota previdenciária!

– Reabertura de escolas só com vacinação e condições sanitárias que garantam a segurança dos profissionais e das famílias! Pelo aumento do valor do cartão alimentação das famílias!