Neste 14 de Março completamos 3 anos do atentado que executou Marielle e seu motorista, Anderson Gomes. Mais do que denunciar a não elucidação deste feminicídio político e resgatar a memória e o legado de nossa companheira, o PSOL apresentou em diversas casas legislativas Brasil afora, em parceria com o Instituto Marielle Franco, projetos de lei para instituir o 14 de Março como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres.

Em 2019, a bancada federal do PSOL já havia protocolado o Projeto de Lei para fazer do 14 de Março o Dia Nacional das Defensoras e Defensores de Direitos Humanos (PL 6366/2019). Agora, a iniciativa se amplia ainda mais com a apresentação de projetos nas esferas estadual e municipal em todo o país. 

Assim, a Bancada do PSOL Carioca protocolou na Câmara do Rio um novo Projeto de Lei neste mesmo sentido, o qual vai para além da institucionalidade. Ao nos colocarmos na política, ainda mais com posições que questionam os poderes constituídos e a estrutura social que limita e pauperiza as nossas existências, as mulheres, de uma maneira geral, mas sobretudo negras, LBTs e pobres, sofremos ameaças e somos cotidianamente silenciadas, assediadas e perseguidas em nossa atuação política. São vários os relatos de companheiras do movimento social, lideranças comunitárias, mulheres buscando seus direitos que são impedidas de militar pelo simples fato de serem mulheres e se veem muito mais sujeitas a todo tipo de ameaça e violência, seja física ou simbólica. Isso se reflete não só na vida dessas pessoas, mas na sociedade como um todo, tanto no cotidiano de cada mulher, quanto naquelas que se propõe a ocupar as casas parlamentares e demais espaços de poder. 

Combater esses verdadeiros atentados à democracia e à liberdade política de milhões de mulheres brasileiras são também nosso dever e assim, honrar a memória guerreira de Marielle e marcar a data de seu assassinato político definitivamente no nosso calendário de lutas feministas no mês de Março.

PELA VIDA DAS MULHERES, UM 14 DE MARÇO PARA LEMBRAR E DEFENDER