O adolescente João Pedro Matos Pinto, 14 anos, foi morto com um tiro na barriga após uma operação conjunta da Polícia Federal e da Polícia Civil no Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo. Resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros, o jovem desapareceu por horas e foi encontrado apenas na manhã seguinte pela família no Instituto Médico Legal de Tribobó, na mesma cidade.
 
Recentemente tivemos uma chacina do Jacarezinho, onde 25 pessoas foram assassinadas por uma ação repressiva da Policia. Longe de ser um episodio qualquer, revela um modelo de sociedade que menospreza as vidas negras e periféricas. O legado de 356 anos de escravidão ainda cai sobre a sociedade brasileira.
 
O PSOL é um partido socialista e antirracista. A luta racial marca a nossa história de lutas e de enfrentamentos. Deliberamos nosso total apoio e participação ao calendário unificado que vem sendo construído por mandatos de esquerda, pelas entidades do movimento social e pelo movimento negro que tem como centralidade o dia 18 de maio (Dia de luta de contra o genocídio da juventude negra), mas também ao 13 de maio, as ações politicas, amanheceres em praças, atos e lives.
 
DIRETÓRIO ESTADUAL DO PSOL RIO DE JANEIRO