Comissão Especial de Enfrentamento à Miséria e à Extrema Pobreza realizou visita técnica no Jacarezinho nesta segunda (17/05)
“Chacinas são expressões cruéis da pobreza”
Nesta segunda, 17, Renata Souza, presidenta da Comissão, iniciou visita técnica na Quadra da Unidos do Jacarezinho com lideranças comunitárias e o presidente da escola. A visita teve também com a participação do Núcleo de Direitos Humanos da OAB-RJ e da Ouvidoria da Defensoria Pública.
Na Clínica da Família, a deputada do PSOL ouviu sobre a realidade de muitos casos de tuberculose, doença relacionada à miséria, à fome e às condições precárias de moradia. Políticas públicas de geração de emprego e renda, habitação e saneamento podem fazer toda a diferença!
Para refletir sobre as proposições de enfrentamento à miséria e à desigualdade, Souza conversou com os jovens coordenadores dos projetos NICA, Núcleo Independente e Comunitário de Aprendizagem e do LabJaca, Laboratório de dados e narrativas na favela do Jacarezinho, que nos forneceu um relatório com informações e levantamentos que realizaram sobre combate à dengue, tuberculose, COVID, fornecimento de energia elétrica e saneamento básico no Jacarezinho.
Caminhando pela comunidade até a Associação de Moradores, com a presença do presidente da associação, as palavras “abandono” e “esquecimento” se repetem muitas vezes nas falas dos moradores. A chacina de 28 pessoas ocorrida no dia 6 de maio é uma expressão cruel da miséria que encontramos na comunidade.
Com a atuação da Comissão, Renata Souza quer dar passos firmes para mudar essa realidade: