Hoje pela manhã, o jornal O DIA publicou uma matéria que dá repercussão a uma FAKE NEWS sobre Rumba Gabriel, uma liderança comunitária histórica do Jacarezinho, militante do PSOL e defensor dos Direitos Humanos. Segue nota:

Rumba Gabriel faz parte do nosso mandato pela valiosa e aguerrida experiência que ele tem em defesa da dignidade da população das favelas. É odioso e sombrio que alguém seja alvo de ataques por conta do seu parentesco e por atos com os quais não possui nenhuma relação.

Sabemos que esse ataque e a mentirosa associação ao crime organizado são uma tentativa de atacar o sério e fundamental trabalho de diversos movimentos sociais no jacarezinho e nas favelas do Rio de Janeiro na defesa da vida e de direitos. É também uma tentativa de deslegitimar a atuação da CDDHC-ALERJ e diversos mecanismos de defesa dos direitos humanos.

Rumba coordenou a convite do secretário de segurança pública o CERÁS CIDADÃO – Centro de Referência Para Áreas Especiais, levando a corregedoria da PM ao Jacaré após suas denúncias, passando a ser desde então duramente perseguido e ameaçado, chegando a ser injustamente processado, oportunidade onde pode comprovar que não possuía nenhuma relação com crime organizado. Ou seja, Rumba não tem nenhuma pendência com a justiça, estando o seu processo devidamente arquivado, com decisão transitada em julgado,

O momento desse ataque está relacionado ao acompanhamento e cobrança de punição dos responsáveis pela ação desastrosa e atropelada da polícia na favela do Jacarezinho, que resultou em inaceitáveis 28 mortes no último dia 6. O fracasso desse tipo de política de (in)segurança fica ainda mais flagrante se comparada com a ação nos dias posteriores da própria polícia civil que, através de trabalho de inteligência e sem que uma única bala fosse disparada prendeu importantes criminosos procurados.

Não deixaremos de denunciar e repudiar nenhuma calúnia que busque atacar todos aqueles que atuam no combate a política de morte em nosso estado. E reafirmamos que nossa política é a de preservação da vida e de direitos.

Seguimos tendo muito orgulho de trabalhar com um companheiro que militou nas pastorais da igreja católica, fundou o centro cultural do jacarezinho, a primeira cooperativa de trabalhadores em favelas, trouxe o Projeto Célula Urbana e em 2013 foi eleito presidente da associação de moradores. Faz parte da ala dos compositores da Mangueira, da Unidos do Jacarezinho e ajuda a fundar a Torcida Raça Rubro Negra. Trabalhou no Jornal do brasil, cursou teologia, foi jornalista, na Universidade do Texas pesquisou sobre o movimento negro, promovendo palestras e debates nos Estados Unidos. E que, atualmente cursa direito na Unisuam, coordena o portal favelas, faz parte do MNU, do Movimento popular de favelas e do setorial de favelas do PSOL.

Deputada Estadual Dani Monteiro