Foto: Rebeca Belchior | Ato #29M – Av. Presidente Vargas, Rio de Janeiro (29.05.2021)

Historiador comenta sobre o resultado dos mais de 200 protestos em todo país contra Bolsonaro e sua política nefasta de morte e irresponsabilidade. Para Arcary, com um governo que está em deterioração e agora, com o povo enfurecido nas ruas, muda o patamar da conjuntura em nosso país, elevando os ares para o impeachment de Bolsonaro.

Os atos #ForaBolsonaro #29M, ocorridos nesse sábado, 29, mostraram a capacidade de organização popular e a vontade latente de nossa gente em protestar contra a péssima condução da pandemia e o desenvolvimento nefasto das políticas antipovo do governo Bolsonaro e seus asseclas como Cláudio Castro. Milhares de pessoas se manifestaram em mais de 200 cidades no país pedindo o impeachment de Bolsonaro. No Rio (50 mil), em Brasília (20 mil) e São Paulo (100 mil), os atos alcançaram movimentos de massa apontando para a necessidade da exigência de sua saída antes mesmo das eleições em 2022.

O historiador e nosso companheiro de PSOL, Valério Arcary, em Live do portal Esquerda Online, apontou duas mudanças importantes nos últimos meses que corroboram para sairmos às ruas, organizados, com segurança sanitária e solidariedade de classe, dentro de uma estratégia central que é a deposição do presidente: em primeiro lugar, a deterioração do governo interna e externamente, com demissões de ministro e a crise militar, CPI, queda de Moro e a retomada dos direitos políticos de Lula. E, agora, com as manifestações de hoje, convocadas pelas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, partidos e movimentos sociais, uma sequência (re)iniciada com a revolta contra a chacina no Jacarezinho e os atos puxados pela Coalização Negra por Direitos, no último 13 de maio.

Arcary assumiu o quanto foi complicada para a esquerda convocar o #29M. Segundo o historiador, porém, o que aconteceu nesse sábado eleva a questão a outro patamar. Ficou provado que há vontade e disposição das pessoas a correrem os riscos do vírus, mas não mais, os que Bolsonaro e sua corja podem nos oferecer.

Sem medo de ter cuidado, com cuidado pra não ter medo

Arcary comemorou os atos desse sábado com alegria e esperança. Para ele, a esquerda volta a poder erguer sua cabeça e ter fôlego para inspirar coragem uns nos outros, pressionando a sociedade para que o impeachment deixe de ser algo distante, mas passe a ser NECESSÁRIO para a sobrevivência de nosso povo e de sua tão massacrada democracia. Que voltemos às ruas exigindo vacinação urgente para desviar do vírus; um auxílio emergencial digno para desviar da fome e o cumprimento da ADPF 635 para desviar das balas nas favelas e periferias deste país que é muito maior que Bolsonaro e sua quadrilha de milicianos e entreguistas.

#VacinaNoBraço
#ComidaNoPrato
#AuxílioDigno
#ForaBolsonaro