Manifesto dos Setoriais de Negritude PSOL RJ e de Favela do PSOL RJ

Menos de um mês após a maior chacina de sua História, o Rio de Janeiro é palco de mais uma tragédia simulada de “ação policial”. A jovem Kathlen Romeu, de apenas 24 anos e que estava grávida de 14 semanas, foi vítima de um tiro de fuzil enquanto caminhava com sua avó na comunidade do Lins de Vasconcelos, Zona Norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Instituto Fogo Cruzado ela foi a oitava gestante morta na região Metropolitana do Rio de Janeiro, não é um caso isolado

A criminosa morte de Kathlen, assim como a chacina do Jacarezinho, se soma a mais outras 944 mortes em ações policiais desde que o STF, via “ADPF das Favelas” (APDF-635), restringiu operações policiais em favelas do Rio de Janeiro. Na ocasião da morte do menino João Pedro (14) dentro de casa, em São Gonçalo, Região Metropolitana do Rio de Janeiro.

As comunidades e periferias do Rio de Janeiro, local que concentra a maioria de trabalhadores precarizados, negros e migrantes nordestinos, ou seja, regiões historicamente abandonadas pelo poder público, além de enfrentar a maior e mais grave pandemia do último século com pouco ou nenhum acesso à água encanada e saneamento básico, isso quando os têm. É imperativo uma política mais séria de saneamento básico, com água encanada para todes.

Sofrem com a escassez de equipamentos públicos de saúde, onde falta a vacina. Enfrentam os reflexos da crise econômica, se aglomerando em transportes públicos de baixa qualidade, a altos custos. Também tem sido vítima da epidemia frequente das balas oriundas das ações violentas do Estado.

Dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) colocam o Rio de Janeiro no triste topo do ranking de mortes deste tipo. Vale ressaltar que nos períodos de junho a setembro de 2020 (período em que as operações policiais de fato foram restringidas) o número de mortes violentas em decorrência de operações policiais apresentou uma queda considerável, em junho do ano passado, foram 52 — quase quatro vezes menos do que no mesmo mês do ano anterior, quando foram registradas 195 mortes.

Somente no primeiro trimestre de 2021, o número de mortos por policiais foi maior do que no mesmo período do ano passado. Foram 151 neste ano contra 145 em 2020. Ou seja, Claudio Castro conseguiu superar a triste marca de seu antecessor, Wilson Witzel, destituído por improbidade administrativa, e conhecido por declarações como “mirar bem na cabecinha”.

Diante de tal cenário de completo genocídio, os setoriais de Favelas e de Negritude vêm a público não só nos solidarizar com as famílias de Kathlen Romeu e todas as vitimas de violência do Estado, mas também, responsabilizar Cláudio Castro por todas essas mortes. Exigir o imediato cumprimento da ADPF das Favelas, com restrições de operações policiais durante este momento, já tão crítico para a população preta e favelada.

Reivindicamos uma séria e imediata investigação sobre todas essas mortes bem como a responsabilização de quem deu a ordem para autorizar tais operações. E que haja políticas públicas específicas de amparo junto às famílias daqueles que já foram vítimas de violências do Estado do Rio de Janeiro, pois as Famílias violentadas pelo Estado não possuem nenhum amparo frente à violência sofrida. Desde auxílio do Estado em relação ao serviço funerário, passando pela manutenção da renda e vida da família, moradia, assistência social e psicológica. Não há nenhuma forma de amparo.

Chega de mortes de corpos pretos e periféricos. Pelo fim do Genocídio do povo Negro. Cumprimento imediato da ADPF das Favelas. Fora Cláudio Castro, GENOCIDA.

#ADPFDasFavelas. #ADPF635

Setorial de Negritude do PSOL RJ
Setorial de Favelas PSOL RJ
Deputada Federal Talíria Petrone – PSOL RJ
Deputado Federal David Miranda – PSOL RJ
Deputado Federal Glauber Braga – PSOL RJ
Deputada Estadual Renata Souza – PSOL RJ
Deputado Estadual Eliomar Coelho – PSOL RJ
Deputada Estadual Dani Monteiro – PSOL RJ
Deputado Estadual Flavio Serafini – PSOL RJ
Deputada Estadual Mônica Francisco- PSOL RJ
Vereador Professor Josemar – PSOL São Gonçalo
Vereador Yuri Moura – PSOL Petrópolis
Vereadora Benny Briolly – PSOL Niterói
Vereador Professor Túlio – PSOL Niterói
Vereador Paulo Eduardo Gomes – PSOL Niterói
Vereadora Thais Ferreira – PSOL Rio de Janeiro
Vereador Marcos Paulo – PSOL Rio de Janeiro
Vereador Paulo Pinheiro – PSOL Rio de Janeiro
Vereador Tarcísio Motta – PSOL Rio de Janeiro
Vereador William Siri – PSOL Rio de Janeiro
Vereadora Mônica Benício – PSOL Rio de Janeiro
Vereador Chico Alencar – PSOL Rio de Janeiro