Dias 28 e 29 de agosto têm votação em urna na capital, mas tem gente com dúvida de como fazer para votar no Congresso 2021 do PSOL na cidade do Rio. A gente preparou um FAQ, com respostas a perguntas frequentes, que vai lhe ajudar a entender tudo o que você precisa saber sobre o processo de votação em urna:

O que é o Congresso do PSOL?
O Congresso do PSOL é a instância deliberativa máxima do partido. É o processo em que elegemos, periodicamente, a nova direção partidária nos âmbitos municipal, estadual e nacional. Além disso, são aprovadas também resoluções sobre os temas em pauta, as quais regerão a política do partido nos próximos anos. O processo congressual é composto por diversas etapas e, ao final, são eleitos delegadas/os que participarão do Congresso em seus diferentes níveis.

Por que é importante participar?
O Congresso do PSOL serve para aferir o conjunto das opiniões presentes no interior do partido. Incentivamos a participação de todas as pessoas filiadas ao PSOL porque acreditamos que, quanto mais gente conhecendo as discussões e votando nas teses em que acredita, mais legítima será a nova direção e mais representativo do conjunto da base partidária será o processo.

Quais são as etapas do Congresso?
Primeiro, abre-se chamada para envio de teses e contribuições para as discussões do partido. Em seguida, as teses ficam disponíveis no site e têm início os debates entre elas. São teses municipais, estaduais e nacionais defendidas pelos responsáveis em atividades abertas aos filiados e filiadas que, este ano, aconteceram de maneira remota com transmissão online. Após o processo de apresentação das teses, normalmente aconteceriam plenárias em que cada membro do partido pode votar em uma tese municipal e uma estadual. Excepcionalmente este ano, por conta da pandemia, este processo se dará através de votação em urna. O número de votantes em cada tese determina a quantidade de delegadas e delegados que representarão a mesma nos respectivos congressos estadual e municipal. E é no Congresso Estadual que se define, através de votação nas teses nacionais, as delegadas e delegados ao Congresso Nacional.

Onde posso conhecer as teses apresentadas?
No site do PSOL carioca e do PSOL estadual estão todas as teses concorrentes. Você pode baixar e ler todas elas e escolher a que mais se identifica. Veja: https://psolcarioca.com.br/2021/07/02/congresso-psol-carioca-leia-as-teses-e-contribuicoes/

Quem pode votar no Congresso?
Todos/as os/as filiados/as podem e devem participar do Congresso do PSOL, conhecer as teses e votar.

Sou filiado/a mas nunca participei de um Congresso antes, posso votar?
Claro. Não só pode como deve. Tire todas as dúvidas sobre o processo e participe! Verifique se você está apta/o a votar através deste link: https://psol50.com.br/congresso2021/busca-final/

Como acontece o processo de votação?
No dia da votação, você votará em duas chapas diferentes: uma tese estadual e uma municipal. No seu local de votação, você receberá duas cédulas, correspondentes a esses dois votos. Então, você vai escolher em quais teses irá votar, assinalar nas cédulas e depositá-las nas respectivas urnas.

Quando votar?
A votação acontece nos dias 28 e 29 de agosto, das 9h às 17h.

Como faço para saber o endereço do meu local de votação?
No site do PSOL Carioca estão todos os endereços dos 10 locais de votação. Cada um dos 10 locais corresponde a um determinado número de zonas eleitorais. Por exemplo: o local de votação do bairro X corresponde às zonas eleitorais 33, 44 e 55; se sua zona eleitoral é a número 33, você vota no bairro X. Simples, né? Para consultar qual é o seu, você precisa do número da sua zona eleitoral, presente no seu título de eleitor, e buscar seu endereço: https://psolcarioca.com.br/2021/07/17/informe-sobre-locais-de-votacao-na-capital-7o-congresso-do-psol/

O que preciso levar no dia da votação?
Para votar, basta se dirigir ao seu local de votação levando um documento oficial com foto. Devido à pandemia, estamos adotando protocolos rígidos de segurança. Você precisará estar de máscara, de preferência PFF2, além de higienizar as mãos antes e depois de votar, mantendo o distanciamento dentro do local. Se possível, leve também sua própria caneta.