Militantes do PSOL, residentes na cidade do Rio, foram às urnas eleger a delegação que irá os representar na próxima etapa do Congresso PSOL 2021. Teses municipais e estaduais concorreram entre si pelos votos. Agora, cada tese indicará delegadas e delegados de acordo com sua proporção de votos. Na etapa congressual, as teses podem se fundir formando chapas ou concorrer isoladamente. Abaixo os resultados da votação para o diretório municipal. Portando, nas teses municipais. Em seguida, o total na capital para as teses estaduais. A esses deve-se somar os demais resultados no estado do Rio de Janeiro.

Cerca de 1650 filiadas e filiados ao PSOL na cidade do Rio de Janeiro participaram da votação ocorrida no sábado, 28, e domingo, 29 de agosto. Foram 10 locais de votação espalhados pelo município e, além de votar nas teses para o Congresso local, a militância também votou para a etapa Estadual do 7º Congresso Nacional do partido.

Sete teses concorreram nesta etapa para a eleição de delegados e delegadas ao 4°Congresso do PSOL Carioca. Abaixo, a relação completa das urnas para o município:

[A] FAZER DO PSOL SEMENTE – Coletivo Carmem Portinho, Insurgência, Resistência, Subverta e militantes independentes – 574 votos
[B] FORTALECER O PSOL PARA DERROTAR PAES, O BOLSONARISMO E O ULTRALIBERALISMO – Fortalecer o PSOL – 44 votos
[C] PARA A LUTA DE AGORA, PARA IR ALÉM! – Independentes RJ – 318 votos
[D] PELA VIDA, POR DIREITOS, CONSTRUINDO UM PSOL CARIOCA INDEPENDENTE E ECOSSOCIALISTA – APS, Comuna – 62 votos
[E] POR UM PSOL INDEPENDENTE E ANTICAPITALISTA – MES – 154 votos
[F] PSOL NAS LUTAS CONTRA O BOLSONARO, CLÁUDIO CASTRO E EDUARDO PAES – CST e militantes independentes – 96 votos
[G] PSOL POPULAR E CARIOCA – 405 votos

Já para a etapa Estadual do Congresso Nacional, a votação das urnas da capital, a qual será somada às votações nos demais municípios do estado, teve o seguinte resultado:

1 – Derrotar o neofascismo e construir novos horizontes somos sementes – 187
2 – Fortalecer o PSOL para derrotar Castro, o Bolsonarismo e o ultraliberalismo – 40
3 – Organizar a Esperança – tese da Insurgência e militantes independentes ao VII Congresso do PSOL – 299
4 – Para a luta de agora, para ir além – 323
5 – Pela vida, por direitos, construindo um PSOL RJ independente e ecossocialista – 50
6 – Por um PSOL ecossocialista, estadualizado, libertário, democrático e militante 94
7 – Por um PSOL independente e anticapitalista – 157
8 – PSOL nas lutas contra o Bolsonarismo e a velha direita – 91
9 – PSOL Popular – 410

E, agora? O que vem por aí:

A partir das votações, as teses terão direito a uma delegação composta pela proporção de delegadas(os) por votos estabelecida para os Congressos Estadual, Nacional e o Municipal. Cada tese dividirá o número de votos por uma razão a ser definida a partir da contagem final das cédulas. No estado, a Comissão Eleitoral ainda apura votos nos municípios e o resultado oficial da votação no Rio de Janeiro ainda será divulgado pelo PSOL Nacional.

Nesta próxima etapa Congressual, as teses poderão compor chapas entre si para a eleição das direções estadual e municipal e, a partir do somatório de delegadas/os, ficará definida a distribuição das cadeiras dos Diretórios e Executivas. Os Congressos, que elegerão as novas direções e as resoluções políticas que definirão os rumos do partido para os próximos dois anos, acontece em datas diferentes: o estadual será nos dias 11 e 12 de setembro e o nacional, em 25 e 26 do mesmo mês. Já o municipal, do PSOL Carioca, acontece no final de novembro. Este ano, em função da pandemia, esta etapa acontecerá online. Dela, participam a delegação eleita pelas teses.

Saiba como foram as etapas anteriores, leia as teses e entenda mais sobre o 4º Congresso do PSOL Carioca. Visite: http://psolcarioca.com.br/congresso

Para mais informações sobre o 7º Congresso do PSOL, visite o site nacional: https://psol50.com.br/congresso2021/