Dia 12 de outubro foi o Dia das Crianças mas outubro inteiro é o mês das infâncias. É preciso lembrar que as crianças têm em todos os lugares, não somente nas escolas. Desde o direito ao brincar, à educação, à saúde plena, inclusive a vacinação, à alimentação, todos estão previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Pensando nisso, o mandato da vereadora Thais Ferreira organizou uma série de ações voltadas para educação política sobre direitos das crianças. A vereadora é presidenta da Comissão dos Direitos da Criança e do/a Adolescente.

Uma das principais ações foi o Plenarinho, quando o mandato levou cerca de 20 crianças e adolescentes com idades entre 3 meses e 16 anos ao plenário da Câmara de Vereadores/as. O objetivo foi incentivar as crianças a discutir a política da cidade e marcar o mês de luta pela garantia de direitos das infâncias. A ação faz parte da campanha #DireitosAlémdoABC.

As crianças fizeram propostas que trataram desde a alimentação saudável até o cardápio da merenda escolar. Houve também uma preocupação muito justa: combater a fome! Os pequenos vereadores/as também falaram sobre abrir as escolas no período de férias para uso das quadras, além de mais praças e parques tranquilos para brincar. Já os adolescentes não abrem mão de internet Wi-Fi gratuita nos espaços públicos! A proteção a adolescentes LGBTs e o combate à violência sexual contra infâncias também foram abordados. O mandato da vereadora Thais Ferreira irá sistematizar as propostas e trazê-las para discussão.

Para encerrar o mês das infâncias, o mandato da vereadora Thais Ferreira também organizou um material com as informações básicas – e muito bem explicadas – sobre os direitos das crianças. Você pode conferir o material clicando aqui.

Crianças e adolescentes vivem na cidade e precisam de políticas tanto quanto qualquer setor da população, portanto, também precisam ser ouvidas!