No último dia 28 de outubro celebramos o Dia do Servidor e da Servidora Pública. Neste dia, trabalhadores e trabalhadoras da Comlurb deram uma aula de luta por direitos. Enfrentando sérios problemas com a mudança do plano de saúde da categoria, além de perseguições políticas e até demissões arbitrárias, eles ocuparam as ruas para reivindicar que o plano de saúde volte a atender a categoria e que seus colegas demitidos sejam reintegrados à Comlurb. Nossa bancada de vereadores esteve presente no ato, você pode conferir os registros nas nossas redes sociais.

[Entenda o caso] Os garis são uma categoria essencial para qualquer cidade e foram dos poucos que nunca pararam na pandemia. Mesmo assim, a campanha salarial da categoria tem sido ignorada pelo poder público. Além disso, os trabalhadores da Comlurb estão sendo alvos de perseguições e práticas anti-sindicais. Essa situação chegou ao extremo com as demissões de duas pessoas e a suspensão de outros vários. Há uma nítida perseguição política aos trabalhadores que aderiram às mobilizações da categoria. Essas ações são consideradas arbitrárias e ilegais, por isso, na última quarta-feira, dia 27, as bancadas do PSOL e do PT protocolaram notícia crime no Ministério Público solicitando averiguação dos fatos e a reintegração dos trabalhadores que foram demitidos da empresa. Você pode conferir o vídeo que fizemos no dia clicando aqui.

Outro problema enfrentado pelos trabalhadores da Comlurb é a mudança repentina de plano de saúde que gerou consequências para vários deles. Alguns já estavam com cirurgias marcadas, exames autorizados e terão que recomeçar todo o processo porque a nova rede não aceita os protocolos do convênio anterior. Esse tipo de problema pode impactar diretamente na saúde da categoria e até mesmo no sucesso de tratamentos mais complexos. O RJTV fez uma reportagem sobre o assunto:

 

Na próxima sexta-feira, 5 de novembro, às 15h, a Comissão de Saúde, presidida pelo vereador Paulo Pinheiro, vai promover uma audiência pública sobre a situação da assistência à saúde dos trabalhadores da Comlurb. Você vai poder acompanhar pelo Canal do YouTube da Rio TV Câmara: youtube.com/user/tvcamarario

O PSOL Carioca é solidário à luta dos trabalhadores e das trabalhadoras da Comlurb e exige a reintegração dos demitidos e fim das punições. Continuaremos acompanhando a situação.