Nesta quarta, 10, estivemos no ato pela reabertura dos restaurantes populares do Rio. A manifestação aconteceu em frente ao Restaurante Popular Betinho, que fica na Central do Brasil e é um dos 5 que se encontram fechados no momento.

 

 

O ato, que distribuiu 500 quentinhas para a população do entorno, foi iniciativa da Frente Parlamentar Contra a Fome da Câmara Municipal, presidida pelo vereador @vereador_drmarcospaulo e contou com apoio de toda a bancada do PSOL Carioca. Os vereadores @chico.alencar@tarcisiomottapsol, a vereadora @sou_thaisferreira e a deputada estadual @renatasouzario também estiveram presentes. Organizações da sociedade civil, como a @Acaodacidadania e o CONSEA – Conselho de Segurança Alimentar, também participaram da ação.

A fome no Brasil alcançou patamares inaceitáveis e no Rio não é diferente. Mesmo diante desta realidade absurda, o poder público tem feito muito pouco para alimentar o povo. O ato teve o objetivo de cobrar do Governo do Estado um cronograma detalhado de reabertura dos restaurantes populares já existentes na cidade e também as datas de inauguração das novas unidades prometidas. Além disso, cobrar a realização de parceria com a UFRJ para a criação do MAPA DA FOME no Rio, uma forma de caracterizar as reais demandas daquelas e daqueles que sofrem com a insegurança alimentar.

O Governo do Estado prometeu, em audiência pública organizada pela Frente Contra Fome, a reabertura dos cinco restaurantes fechados na cidade, além da inauguração de outras unidades na capital e em todo o Rio de Janeiro. A Frente seguirá cobrando que se cumpram essas promessas e também o compromisso da Prefeitura de inaugurar cozinhas comunitárias na cidade, para amenizar a fome e a insegurança alimentar da população.

QUEM TEM FOME, TEM PRESSA!

Foto: Mariana Moraes