Ontem, 1º de fevereiro, mais uma vez, o PSOL foi atacado no plenário da Alerj pelo mesmo deputado que há quatro anos, em campanha eleitoral, quebrou placa em homenagem à nossa querida companheira Marielle Franco. Mais uma vez, o ataque é direcionado a uma mulher negra e tem como pano de fundo uma política de direitos para a população pobre e periférica de nossa cidade.
 
Tal deputado, de forma covarde, atacou tanto nossa companheira, a vereadora Thais Ferreira, quanto seu mandato. Não admitiremos esta postura misógina, racista e elitista. Não nos surpreendemos, pois o mesmo só faz política a partir do ódio e a orienta pela legitimação da violação de direitos humanos. O que em si é um absurdo e vai de encontro a nossa busca por justiça e direitos para todas e todos.
 
Temos muito orgulho de ter a vereadora Thais Ferreira em nossa bancada e somos gratos pelo excelente trabalho à frente da Comissão dos Direitos das Crianças, na Câmara Municipal do Rio. Manifestamos solidariedade à vereadora e à Mãedata, bem como, reforçamos nosso compromisso em enfrentar toda forma de violência que se expressa na fala e na prática de tal deputado.
 
Em diálogo com a vereadora, a bancada do partido na Alerj e o nosso departamento jurídico, o PSOL está analisando as medidas cabíveis para que este lamentável episódio não passe impune e o deputado seja responsabilizado pelas mentiras, calúnias e ofensas proferidas.
 
Rio de Janeiro, 2 de fevereiro de 2022