A diversidade do povo brasileiro e carioca se reflete na composição da nova direção do PSOL Carioca, que tomou posse em fevereiro deste ano. A equipe que compõe o Diretório e a Executiva Municipais do partido no Rio de Janeiro é marcada pela diversidade, luta territorial e defesa dos direitos das mulheres, da população negra e LGBT+ da nossa cidade. A nominata indicada também tem forte presença nos espaços de base do partido, em Núcleos e Setoriais.

Com seus 29 membros, o Diretório Municipal do partido é composto por maioria de mulheres (15 no total) e por 45% de negros e negras (totalizando 13 dos/as 29 membros). O Diretório também é composta por oito suplentes. A nova Executiva Municipal conta com 13 membros, sendo sete delas, mulheres, compondo a maioria dos quadros. Outra característica importante que também se aplica tanto à nova Executiva do PSOL Carioca quando ao seu Diretório é o número de jovens.

Para além da representatividade, o novo Diretório Municipal e a nova Executiva tomaram posse com um enorme desafio: liderar o partido nas próximas lutas, nas ruas, ao lado dos movimentos sociais, mas também no parlamento com respeito e transparência. Outro objetivo central para o próximo período é o de buscar sempre a unidade da esquerda a partir de um programa comum que seja capaz de trazer de volta a esperança do povo brasileiro em dias melhores na busca por mais direitos e também nas eleições de 2022.

Temos a compreensão de que o PSOL, tanto nacionalmente como na cidade do Rio de Janeiro, cumpre um papel único e fundamental na conjuntura. Disputar a sociedade para um projeto de esquerda e, ao mesmo tempo, olhando para o grave cenário que vivemos, priorizar a construção de unidade nas lutas com partidos de esquerda e movimentos sociais. Sabemos que tivemos e ainda temos uma forte responsabilidade no combate ao bolsonarismo e a nova gestão pretende honrá-la nas ruas, nas redes e nas urnas.

Abaixo você confere a lista completa dos novos membros do Diretório Municipal e da Executiva Municipal do PSOL no Rio de Janeiro:

Diretório Municipal:
Andreia Cassa
Anna Galdini
Bruno Araújo
Bruno Carvalho
Caíque Azael
Clarissa Alves
David Gomes
Denis Neves
Denis Vale Moraes Rego de Melo
Emilly Leandro
Ester Cleane da Silva Dias
Gabriel Siqueira
Iuri Figueira
Jessica Loureiro
Joyce Kelly de Jesus Santos
Juan Leal
Kainan Machado
Kátia Regina dos Santos Ferreira
Maria do Perpétuo Socorro Setúbal Ferreira
Maria dos Camelôs
Mayara Jaegger
Pastor Jefferson
Roberto Ferreira Costa Ribeiro
Roberto Lucena
Rosilene Silva
Silvana Louzada da Silva
Thaise Albino
Theo Louzada Lobato
Veronica Freitas

Suplentes:
Carlos Frederico Santos
Edson Miagusko
Guilherme Leme
Joel Moraes
Kathleen Angel Magina
Renato Jefferson
Ricardo Boris
Vicente Saraiva

Executiva Municipal:
Presidência – Juan Leal
Tesouraria – David Gomes
Secretaria Geral – Iuri Figueira
Secretaria de Movimentos Sociais – Silvana Louzada
Secretaria de Relações Institucionais – Clarissa Cunha
Secretaria de Formação – Verônica Freitas
Secretaria de Comunicação – Thaise Albino
Secretaria de Organização – Mayara Horta
Vogal – Ester Cleane
Vogal – Bruno Carvalho
Vogal – Jéssica Loureiro
Vogal – Dênis Neves
Vogal – Beto costa