No último sábado, 7 de maio, núcleos e setoriais do PSOL Carioca se reuniram no Sinttel, na Tijuca, para debater e trocar ideias sobre as principais pautas para o ano de 2022. Foi um espaço também de reencontros, já que a pandemia nos impediu de conversar pessoalmente nos últimos dois anos. Ela ainda não terminou, mas no sábado conseguimos nos abraçar novamente e pensar os rumos para o nosso partido no Rio de Janeiro no próximo período.

Veja abaixo as resoluções que saíram do Seminário:

A vida do povo brasileiro tem tomado contornos dramáticos por uma política genocida, autoritária e corrupta operada por Bolsonaro e a extrema-direita. Os índices de desigualdade, desemprego e fome vem crescendo, jogando a classe trabalhadora em uma situação de miséria e carestia. E, nesse cenário, o Rio de Janeiro se configura como um importante pólo de organização da extrema direita, onde fundamentalismo, milicialização da sociedade e a defesa do lucro acima da vida dão base de sustentação ao projeto bolsonarista.

A população do Rio de Janeiro vem sofrendo inúmeras formas de retirada de direitos. Desde os megaeventos na cidade, na primeira experiência da prefeitura de Eduardo Paes, com as remoções de milhares de famílias, recolhimento compulsório das pessoas em situação de rua, perseguição aos/às camelôs, encarecimento da vida, os cariocas vem experimentando uma cidade segregada, sem direitos e perspectiva de futuro. Vivemos uma realidade de brutal desigualdade, fome e violência e, nitidamente, são mais atingidas as mulheres, negros/as, LGBTIA+, povos originários, tradicionais e aqueles/as que sofrem com a xenofobia, como parte de uma lógica estrutural da dominação capitalista.

O PSOL Carioca acredita que apenas com mobilização popular poderemos reverter essa condições e garantir direitos e acesso ao povo do Rio. Devemos retomar as ruas, espaços que sempre foram do povo, como parte essencial da disputa por outro projeto de sociedade.

Nesse momento histórico, a tarefa fundamental do partido é derrotar Bolsonaro e o bolsonarismo no Rio, disputando a sociedade para um programa socialista e verdadeiramente transformador. Dessa forma, as construções de base, através dos núcleos territoriais e dos setoriais temáticos, são essenciais para que o PSOL atue de maneira viva, orgânica e militante, servindo como um instrumento efetivo de luta da classe trabalhadora carioca.

Essa é uma tarefa do PSOL Carioca construída cotidianamente com os movimentos sociais da cidade, na luta pela vida digna, por direitos e pelo bem viver!