Neste 15 de maio de 2022, nos deixou a querida e inestimável companheira Alessandra Makkeda. Incansável lutadora e acadêmica dos direitos humanos, sobretudo da população LGBTQIA+, mas também dos direitos de encarcerades, mulheres, negros e negros e da classe trabalhadora. Makkeda é símbolo da luta por dignidade e respeito, além da necessidade patente de se organizar para conquistar direitos historicamente negados.

Filiada ao PSOL desde 2012, Makkeda contribuiu consideravelmente para a mudança de comportamente e mesmo vocabulário, em nossos espaços. No vídeo, ela explicita a necessidade de formação e de comunhão daquelas e daqueles excluídos para que possam ter consciência do que são e assim, se perceber como indivíduo, membros da classe trabalhadora e que, ao lado de outros como si, têm força e potência para mudar a narrativa e percepções comuns de nossa sociedade. Makkeda, assim como o PSOL, acreditava na defesa radical dos direitos das população excluídas e marginalizadas:

Abaixo, a nota de pesar do partido pela passagem de nossa companheira:

Com muito pesar comunicamos o falecimento de Alessandra Ramos Makkeda, 39, na tarde do dia 15 de maio.

Alessandra era filiada ao PSOL desde 2012. Mulher trans, negra e socialista Alessandra foi uma grande defensora direitos humanos. No PSOL, circulou pelas várias instâncias de base do partido, com protagonismo em nossos setoriais e na construção no feminismo, antirracismo, lutas LGBTIA+, lutas do campo da saúde e pelo desencarceramento.

Era tradutora e intérprete de inglês, francês e LIBRAS, representou várias organizações internacionais de Direitos Humanos. Parte fundamental das articulações nacionais da população trans, recentemente dirigia o Instituto Transformar. Também atuou como assessora parlamentar no mandato federal de Jean Wyllys e da deputada estadual Dani Monteiro.

O PSOL RJ se solidariza à família e se soma aos amigos que sentirão saudades.

Suas lutas e sua memória seguirão presentes na nossa resistência. Alessandra Ramos, presente!

O enterro acontece nesta terça (17), às 10h30, no Cemitério de Ricardo de Albuquerque.