Os depoimentos do processo contra Gabriel Monteiro no Conselho de Ética da Cãmara começaram nesta quarta, 25. Vinícius Hayden, ex-assessor de Monteiro, foi o primeiro a ser ouvido sob forte esquema de segurança. À polícia, Hayden disse que o vereador tinha como foco principal a produção de vídeos para ganhar dinheiro na internet e não a atividade parlamentar. O ex-assessor também contou que o vereador sabia que a menina que aparece em um vídeo fazendo sexo com ele era menor de idade.

O Conselho de Ética da Câmara Municipal do Rio acolheu o requerimento do vereador Gabriel Monteiro para ampliar as oitivas de cinco para oito testemunhas de defesa. De acordo com o relator do processo ético-disciplinar, vereador do PSOL Carioca Chico Alencar, oobjetivo da decisão é não dar nenhuma margem a qualquer mínima alegação de cerceamento de defesa. A ampliação não vai atrasar os prazos regimentais, que já estão contando desde 10 de maio.

Até o momento, a Polícia Civil não enviou os documentos prometidos ao CoÉtica, que vai pedir ao presidente da Câmara, Carlo Caiado, para reiterar a solicitação de compartilhamento de provas, inclusive para abastecer o colegiado com elementos e dados substanciais no momento de ouvir as testemunhas de acusação e defesa.

Os próximos depoimentos acontecem nos dias 31 de maio e 1º, 2, 3, 7 e 9 de junho.