O Partido Socialismo e Liberdade no Rio de Janeiro compreende que a luta contra o neofascismo, Bolsonaro e seus representantes é a principal tarefa nas eleições de 2022.

Por isso, decidimos apoiar Lula à Presidência, Marcelo Freixo ao Governo do Estado e Alessandro Molon ao Senado. Pela primeira vez , não apresentamos candidaturas majoritárias pelo partido, com o entendimento de que é necessária unidade da esquerda para barrar a extrema direita.

Nossa aliança com Marcelo Freixo é para derrotar Castro e o bolsonarismo em seu berço. Esse governo tem nos levado a indicadores de desemprego e de extrema pobreza piores que os nacionais. Tem fortalecido uma política de segurança pública de genocídio de jovens negros nas favelas e de tolerância com as milícias. Tem mergulhado o estado em contínuos desastres socioambientais, sem que haja como resposta uma política estruturada de habitação popular, defesa civil e meio ambiente.

Por considerarmos fundamental afirmar um programa de mudanças profundas no Rio de Janeiro é que discordamos que haja aliança com César Maia para vice-governador e o PSDB. É fundamental um programa antifascista e antineoliberal para o Rio de Janeiro.

Apresentamos uma carta de programa tanto à Presidência quanto ao Governo do Estado, e houve compromisso dos candidatos e partidos em acolher os principais elementos. Com as notícias da possibilidade de aliança com César Maia e, pior ainda, também com Eduardo Paes, o PSOL se vê obrigado a manifestar sua crítica e negativa a esta linha.

Não podemos amenizar nossas diferenças com o PSDB, que cumpriu papel central na aprovação das reformas trabalhista e teto de gastos. Também não podemos esquecer o ciclo dos governos do MDB, do qual Paes fez parte, marcado por corrupção, remoções e ataques à classe trabalhadora. E principalmente, não devemos fechar os olhos para as posições dúbias desse campo político em relação ao bolsonarismo no último período.

Derrotar Castro tem que significar derrotar a política de arrocho fiscal, o genocídio do povo negro e favelado, o colapso ambiental, as privatizações, o desmonte do estado e a política de fome.

O PSOL segue na luta!
Fora Bolsonaro, Fora Castro!

Rio de Janeiro, 14 de junho de 2022
Executiva Estadual do PSOL RJ