Thais Ferreira (PSOL), Monica Unha (PSOL) e Edson Santos (PT) | Foto: Caio Oliveira

A Câmara Municipal do Rio de Janeiro (RJ) instalou na última quarta-feira (5) a primeira Comissão Especial de Combate ao Racismo da história do parlamento brasileira, que será presidida pela vereadora Monica Cunha (PSOL).

O intuito da Comissão é promover uma análise das políticas públicas já existentes por meio de pesquisas de dados e de campo e criar um relatório com propostas antirracistas, políticas, ações e medidas institucionais direcionadas ao enfrentamento do preconceito, estereótipo e discriminação racial.

A comissão também terá a participação de Thaís Ferreira (PSOL) e Édson Santos (PT).

“Essa comissão foi pensada para estudar e combater todos os tipos de racismo. Seja estrutural, institucional ou ambiental. Precisamos entender como e se as políticas públicas estão chegando a nossa população igualitariamente. Nós do bonde antirracista entendemos que a luta contra o racismo não é dos pretos e sim de todos nós.” explica a vereadora Mônica Cunha.

Para a execução da metodologia da comissão, a equipe contará com a participação de especialistas, acadêmicos, integrantes dos movimentos negros e executores de políticas públicas.