DIRETÓRIO MUNICIPAL DO PARTIDO SOCIALISMO E LIBERDADE SE REUNIU NESTA SEXTA, 2, E DELIBEROU PELA NECESSIDADE DE REPRESENTAR OS ANSEIOS PROGRESSISTAS DA POPULAÇÃO CARIOCA: DERROTAR A POLÍTICA NEOLIBERAL DE EDUARDO PAES E A EXTREMA-DIRETA BOLSONARISTA.

Confira abaixo a resolução aprovada:

RESOLUÇÃO DA EXECUTIVA DO PSOL CARIOCA SOBRE O PROGRAMA-MOVIMENTO E ELEIÇÕES DE 2024 NA CIDADE DO RIO DE JANEIRO

A cidade do Rio de Janeiro vive uma crise de longa data promovida pelos projetos de cidade-mercadoria implementados nas últimas décadas pelos representantes neoliberais que estiveram à frente da prefeitura. Tanto Eduardo Paes, quanto Crivella, deixaram nítido que o interesse desse projeto está voltado para os lucros das grandes empresas, das máfias que controlam os serviços da cidade e de uma pequena parcela da população, enquanto o povo sofre cotidianamente e vê seus direitos básicos negados. O Rio amargou a marca de capital com o maior índice de informalidade do país, além de concentrar uma altíssima taxa de desemprego. No entanto, a resposta de Paes para esse cenário é a repressão aos trabalhadores e a violação de direitos humanos. O transporte público é um suplício diário para o povo, que ainda convive com uma violência urbana alarmante. A educação e a saúde pública seguem sucateadas, com estrutura precária e servidores desvalorizados. A prefeitura comprova que a maquiagem verde não é feita somente por empresas: se anuncia para o Brasil e o mundo como a “Capital Verde”, mas retirou o licenciamento ambiental da secretaria de meio ambiente e segue passando o trator em diversas áreas verdes do Rio, que estão ameaçadas pela falta de políticas públicas de proteção ambiental. Para além disso, o governo Paes realizou a maior quantidade de remoções da história da cidade, deixando como legado um grande déficit de moradia, avançando na política higienista e de favorecimento da especulação imobiliária.

Ao mesmo tempo, o Rio de Janeiro é o epicentro do bolsonarismo e concentra parte fundamental de seu núcleo dirigente e ideológico. A associação entre milícias, mercadores da fé e a extrema-direita constituiu um pólo de organização desses grupos com grande poder de mobilização. Por isso, o combate à extrema-direita segue sendo uma prioridade.

O PSOL Carioca reafirma que a crise da cidade não se resolverá somente com um bom gestor, tampouco com uma defesa apenas retórica da democracia. É necessário e urgente um projeto que combata as desigualdades sociais em sua raiz, que garanta os direitos da classe trabalhadora, que promova serviços públicos de qualidade e universais, que construa uma cidade mais justa, inclusiva e igualitária, com vida digna para o povo. Historicamente, o PSOL aposta na construção em conjunto com as camadas populares da sociedade, nas favelas e periferias, e isso se refletiu em seu crescimento territorial enquanto instrumento de luta do povo e pela reforma urbana. 

Nesse sentido, o PSOL Carioca se coloca enquanto um instrumento das diversas lutas da cidade, ampliando o enraizamento nos territórios e em espaços populares, em constante diálogo e articulação com os movimentos sociais e organizações da sociedade civil, para construção desse projeto de esquerda que reflita os interesses do povo carioca. Por isso, a Executiva Municipal do PSOL Carioca resolve que o partido apresentará uma candidatura própria para as eleições municipais de 2024, que represente este projeto coletivo, abrindo diálogo com partidos de esquerda e movimentos sociais, no sentido de consolidar uma construção verdadeiramente transformadora da cidade e que imponha derrota aos projetos neoliberais de Paes e da extrema-direita.

Para construção desse projeto, o PSOL Carioca abrirá o processo do programa-movimento, convocando toda sua militância à mobilização, a partir do seguinte calendário:

17/06 (sábado) – Plenária Geral do PSOL Carioca

25/06 (domingo) – Encontro de formação e articulação dos núcleos de base 

Em julho, a executiva indica a realização de três encontros de construção programática nas zonas Oeste, Norte e Sul/Centro. 


Rio de Janeiro, 02 de junho de 2023.

Executiva Municipal do PSOL Carioca