Deputado Estadual e líder do PSOL na ALERJ, Yuri virou réu em queixa-crime movida por Cláudio Castro

O TJ-RJ recebeu, na última terça-feira (31/10), uma queixa-crime movida pelo governador contra o líder do PSOL na ALERJ, Deputado Yuri. Cláudio Castro alega crime contra a honra em uma fala do parlamentar, divulgada em vídeo, que chama uma das obras posteriores à tragédia em Petrópolis de “porca” e critica o governador pelo não pagamento de direitos dos servidores e do aluguel-social para cerca de 200 famílias petropolitanas.

Todas as críticas foram feitas durante uma fiscalização ao lado de famílias vítimas da tragédia, que estão indignadas com a forma que a obra foi entregue, ainda oferecendo risco à população. Yuri estava no exercício das suas funções e não pode ser perseguido pelo governador por fazer o seu trabalho.

Vale destacar que nos últimos meses Yuri e toda a bancada do PSOL estiveram na linha de frente contra o desmonte dos fundos estaduais, vitais para as políticas públicas do Estado do Rio de Janeiro. Além disso, cobraram incansavelmente, além da retomada de obras paralisadas por todo o estado, o pagamento da recomposição dos servidores, a GRAM para veteranos da polícia e bombeiros, o piso nacional do magistério, o pagamento das parcelas do Supera RJ para famílias beneficiadas que foram cortadas sem transparência, dentre tantas outras promessas não cumpridas por Cláudio Castro.

Lembramos, ainda, que Yuri é pré-candidato a prefeito de Petrópolis e figura entre os favoritos no pleito. Não podemos permitir que o governador, movido por interesses eleitorais na cidade, imobilize as ações do parlamentar, interferindo nos poderes com mão de ferro.

Nós do PSOL defendemos a legitimidade e importância do exercício das fiscalizações parlamentares, bem como o papel fundamental da oposição em uma democracia. Que as instâncias judiciais não permitam qualquer cerceamento de prerrogativas constitucionais e constrangimento ao exercício de um mandato parlamentar, fazendo cessar imediatamente a perseguição e assédio de Claudio Castro ao Deputado Yuri, por apenas criticar a má qualidade de obras do Executivo Estadual em Petrópolis, cidade já tão vitimada pelo descaso do poder público com planejamento urbanístico para áreas de risco.