Nós, do PSOL Carioca, passamos o dia de ontem (10) acompanhando a votação na Câmara Federal referente à prisão do deputado federal Chiquinho Brazão, um dos acusados de arquitetar o crime bárbaro que nos tirou nossa companheira de partido e amiga Marielle Franco. O resultado na Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) e a posterior votação no plenário da Casa nos trouxeram certo alívio, mas também uma enorme preocupação com a política do Rio e seus rumos.

Dos 46 deputados federais eleitos pelo Rio de Janeiro, apenas 18 votaram favoráveis à prisão do acusado de ser um dos mandantes do assassinato de uma vereadora eleita e em pleno exercício de seu mandato. Ou seja, a maioria dos deputados eleitos pelo nosso estado (28 deles) se posicionaram junto aos interesses das milícias e dessas máfias que utilizam o crime como forma de fazer política. Isso é muito grave e explicita os interesses que regem a maior parte da bancada do Rio de Janeiro.

O resultado dessa votação também revela o tamanho do desafio da esquerda, sobretudo do PSOL, diante do compromisso de combater as milícias e a presença do crime organizado nas entranhas do poder.

Reiteramos que nossa luta por justiça por Marielle Franco e Anderson Gomes não chegou ao fim com a prisão dos mandantes do crime. É preciso que haja condenação e responsabilização de todos os envolvidos, e a derrota definitiva dessa máfia. E é preciso que o conjunto da esquerda se comprometa com essa tarefa histórica.

Rio de Janeiro, 11 de abril de 2024.
Executiva Municipal do PSOL Carioca