Caminhando Contra o Vento

VER AS OUTRAS TESES
TESE APRESENTADA AO 3º CONGRESSO DO PSOL CARIOCA

CAMINHANDO CONTRA O VENTO

TESE DE MILITANTES INDEPENDENTES PARA O CONGRESSO DO PSOL CARIOCA

O PSOL inicia um processo de discussão interna para as convenções partidárias num momento que consideramos decisivo para o partido. Nesta conjuntura de alta complexidade, de crise profunda e disputas intensas e indefinições conjunturais, a atuação do partido torna-se cada vez mais importante.

Durante oito anos, a Prefeitura do Rio esteve entregue ao PMDB de Eduardo Paes, que sempre atuou alinhado aos governos do PMDB de Cabral, Pezão e Temer. Esse modelo, que há algum tempo vem dando sinais de esgotamento, quebrou o Estado do Rio de Janeiro. Depois da prisão de Cabral e diversos assessores, agora chegou a vez da administração Paes. Aliás, nas últimas eleições, o PMDB, com um alto índice de rejeição de seu candidato, não conseguiu ir para o segundo turno.

Essas eleições representaram uma grande vitória política para o PSOL, que, com irrisórios 11 segundos de inserção na TV, e, impedido de participar do primeiro debate televisivo, conseguimos ir para o segundo turno e elegemos uma bancada de seis vereadores. O resultado indicou que a candidatura Marcelo Freixo cresceu além do eleitorado tradicional do PSOL, dialogando com uma parte importante da cidade, casos de bairros populares da Zona Norte da cidade. A nova direção municipal tem que debater e elaborar um projeto para ajudar o partido no diálogo em uma importante região da cidade, que é a Zona Oeste. É preciso desenvolver uma série de iniciativas para aproximar o partido dessa população, que sofre com o abandono do estado na Saúde, Educação, Transportes, etc. É uma região refém de um fisiologismo político com forte atuação da milícia. O projeto de fortalecimento do partido na Zona Oeste não é meramente eleitoral, e sim um projeto estratégico de grande importância.

Crivella representa o que existe de mais atrasado em política. Tem demonstrado ser um governo incompetente, sem compromisso com a população. O município do Rio de Janeiro, como bem demonstrou o vereador Paulo Pinheiro, vem perdendo arrecadação e já apresenta um rombo de R$ 800 milhões no seu orçamento, filme que já assistimos e não gostamos aqui na esfera estadual.

Neoliberalismo x Fundamentalismo. A prefeitura do Rio de Janeiro passou oito anos com o PMDB de Paes para outro, igualmente de perfil conservador, carregado de um fundamentalismo religioso e obscurantista. Crivella tem combatido manifestações culturais de matriz africana, que vem se expressando no dia a dia, inclusive atacando o carnaval, que, além de importante manifestação cultural, traz recursos e gera emprego para a nossa cidade. Outro exemplo de intolerância é a falta de incentivo para outras manifestações como a Parada Gay, que já fazia parte do calendário da cidade.

A troca de acusações entre Paes e Crivella é o prenúncio do aprofundamento de uma crise que já se instalou. O bate-boca sobre a saúde das finanças públicas da prefeitura já provocou o anunciou de corte nas áreas da Saúde e da Educação. Profissionais do programa Clínicas da Família estão sendo demitidos.

Como sempre, quem mais sofre com tudo isso é a população da cidade do Rio de janeiro, dentre eles, os milhares de servidores da prefeitura.

As mulheres pobres e negras e os LGBTs são quem mais têm sido impactados diante da agenda conservadora. O que dizer do estatuto da família? E do famigerado Projeto de Lei 5069 de Eduardo Cunha, que praticamente acaba com o direito ao aborto legal e seguro? É verdade que muitas vitórias foram conquistadas, mas muitos retrocessos ganham contornos ameaçadores diante desse pacto entre as classes dominantes e o poder ilegítimo do PMDB. Nesse cenário, as mulheres foram vanguarda ao irem às ruas pelo “Fora, Pezão”, pelo “Fora, Temer” e “Fora, Cunha”, pelas “Diretas, já” e marcharam unidas nas principais lutas em defesa da democracia e da liberdade.

O dia 8 março de 2017 foi um dia histórico, uma das maiores manifestações de mulheres já realizadas no país. Milhares de mulheres, mães, negras, lésbicas e trans caminharam juntas contra as reformas trabalhista e da previdência, pelo direito de viver, de não ser estuprada, de não ser agredida ou subjugada. Neste sentido, o PSOL como partido deve se colocar ao lado das mulheres e dos LGBTs na defesa de uma sociedade mais justa e plural, que garanta a todos a sua liberdade individual e o respeito às identidades e diferenças.

A Internúcleos transformou-se em importante espaço de base de formulação e ações políticas caras ao partido. A sintonia entre esta instância e a direção partidária é essencial.

Com a cumplicidade entre a prefeitura e o transporte público, as empresas que atuam na cidade se acostumaram com dinheiro fácil do Riocard, por isso não precisavam se preocupar com a gestão. Prisões de agentes públicos na secretaria de transportes anunciam uma crise tanto na administração Paes como na de Crivella.

Além de revelar a relação promíscua entre empresários de ônibus com agentes públicos, o caso mostra a ausência completa de uma política urbana voltada para cidade e à população.

Como sempre, a população, em nenhum momento foi ouvida, em nenhuma área de seu interesse, em nenhum projeto que afetasse a vida do trabalhador. Os interesses legítimos da classe trabalhadora foram sempre preteridos aos grandes negócios que envolvem grandes doadores de campanha.

A nossa bancada na Câmara, com seis vereadores, tem respondido a altura como oposição e apresentado bons projetos.

Por isso, precisamos, mais do nunca, fortalecer o partido no Rio de Janeiro. Acreditamos que o próximo congresso tem um compromisso com esse fortalecimento do partido aqui no município e no Estado do Rio.

O PSOL tem que construir uma chapa ampla que dê uma estabilidade de direção. Uma corrente isolada não consegue dar conta das tarefas a serem enfrentadas.

Para nós, do PSOL, o desafio é a “construção de um caminho que se faz no próprio ato de caminhar”. Fortalecer nossos núcleos de base e instâncias de direção, superar nossa fragilidade organizacional e a inserção popular ainda insuficiente.

Nas últimas eleições, a candidatura Marcelo Freixo conseguiu avançar além do nosso eleitorado tradicional, obtendo uma expressiva votação em bairros populares da Zona Norte. No entanto, o partido precisa pensar uma política voltada para um diálogo mais forte com os moradores da Zona Oeste.

Também identificamos que é necessário fortalecer o partido com maior intervenção na conjuntura. Para isso, é necessário também avançar na organização interna – não podemos mais, entre outros danos, perder inserções do programa gratuito na TV e nas rádios.

Propomos que, a partir da próxima direção, o grupo de funcionários seja permanente, estruturado em um quadro administrativo. Ou seja, mesmo mudando a direção, esse núcleo trabalhará de forma contínua. Desse modo, teremos condições de preservar a memória do partido e o pleno funcionamento administrativo, sem oscilações devido à troca em cada eleição.

As finanças devem ser tratadas como uma necessidade fundamental.  Esse compromisso tem que ser abraçado por todos para o fortalecimento do partido. Precisamos de uma direção firme, articulada, criativa e madura na condução de nossas finanças. Para que sirva, de forma eficiente, como um instrumento de realização dos objetivos de cada ciclo de gestão.

Para nós, do PSOL, o desafio é a “construção de um caminho que se faz no próprio ato de caminhar”. Fortalecer nossos núcleos de base e instâncias de direção, superar nossa fragilidade organizacional e a inserção popular ainda insuficiente.

ASSINAM:

Chico Alencar – Deputado Federal

Marcelo Freixo– Deputado Estadual RJ

Eliomar Coelho– Deputado Estadual RJ

Paulo Pinheiro – Vereador Rio de Janeiro

 

 

Acyr da Silva Proença

Adeir Leodoro de Oliveira

Ailton Aristóteles Costa Ferreira

Ailton Soares Teixeira

Alba Regina Ignácio de Oliveira

Alda Therezinha de Carvalho

Alessandra Senna Ferreira

Alex Sandro Damião Cavalcante Oliveira

Alexandre Chester

Alexandre da Silva Maciel

Alexandre Moreira da Silva

Alexandre Pantaleão de Melo

Alexandre Rodrigues de Miranda

Alexsander da Silva Moraes

Alexsandro Luiz de Lima Coelho

Aliete Assunção Ferreira

Aline Queiroz

Aline Rocha de Oliveira

Almerinda Assunção Costa Ferreira

Almir Aristóteles Costa Ferreira

Almir José da conceição

Álvaro Marcos Ferreira da Silva

Amélia Maria Oliveira da Silva

Ana Dias de Alencar

Ana Lucia Clemente

Ana Lúcia da Silva Souza Dias Rodrigues

Ana Lucia Heleno de Maria

Ana Paula Clemente

Anataly Assunção Ferreira

Andre de Almeida

André Luiz dos Santos Barroso

Andre Luiz Oliveira

André lyrio Pedro

Andre Barros

André Raynaldo Santos Périssé

Andrea Cassa

Andréa Gomes Macedo Zile

Andressa Oliveira do Rosário

Anete Ribeiro Lessa

Antonia dos Santos Ferreira

Antônio Carlos de Sá Leitão

Antonio Ferreira de Mello

Antônio Florencio de Lima

Antonio Gaspar de Gouveia

Antonio Maximo de Souza

Antonio Roberto Minhões Dias

Armando da Silva

Arthur Alexandre Afonso da Cruz

Avani de Freitas Sebastião

Barbara da Silva Oliveira

Beatriz Andera Santos Salazar

Beatriz Santana dos Santos

Benedito Muniz do Nascimento

Bernadete Oliveira da Silva

Bianca Valente Moreira

Brando Motta de Oliveira

Bruno Bordallo Correa

Bruno da Costa Villaverde

Bruno Nascimento de Faria

Cadija da Silva Costa

Carla Renaud

Carlos Alberto Ferreira Lima

Carlos Alberto Villaverde

Carlos César Pereira de Oliveira

Carlos Eduardo da Silva Ferreira

Carlos Eduardo Ribeiro da Silva

Carlos Henrique Vieira

Carlos José Ferreira

Carlos Pinto

Carlos Wagner Santos

Caroline Bárbara Ferreira Castelo Branco Reis

Celia Maria Soares

Charles Santos de Souza

Clara Fátima Gomes Minhões

Claudia Baracho Figueira

Clarissa Torres Lobo

Claudionora Barbosa da Silva

Cleber dos Santos Ferreira

Cleber Pires do Prado

Clovis Carneiro da Silva

Conceição Aparecida Neri

Corino Amaro

Cristiane Cardoso Gonçalves

Cristiane Schuch Pinto

Dalva Santos Roque

Damião Balbino

Daniel Gomes da Silva

Daniel Moura Aragão

Daniel Romão Oliveira

Daniela Ferreira Lima Aguiar

Danilo Benício Romão

Danilton Santos de Morais

David severino Sebastião

Dayse Maria da Silva

Debora de Oliveira Lima

Débora Lessa Barbosa Nougueira

Deivide Leandro

Dimas Faustino Cavalcanti da Silva

Dinalva de Souza Teixeira

Donato Lugon da Silva

Dora Carreira

Douglas Cezar Bartholomeu

Ediceia ribeiro dos Santos

Edilson de Souza Lima

Edna de Almeida Matos

Edson Moreira de Souza

Eduardo Augusto Dudenhoeffer Botelho

Eduardo Ferreira Lima

Elenilso gomes Rodrigues Rufino

Eliana Ferreira Novaes

Eliane Reis Vieira

Eliel Matias Ferreira

Emerson Costa Fernandes

Fabine Pereira

Felipe Stefanon de Melo

Fernanda Ribeiro Paura

Fernando Fernandes de Almeida Junior

Fernando Maciel Batista

Fernando Rodrigues Euzébio

Flavia Carvalho de Luna Aragão

Francidélia Lima Gomes

Francis da Costa Villaverde

Francisco Carlos dos Santos

Gabriela Dias de Oliveira

Gabriela Therezinha da Conceição

Gerd Dudenhoeffer

Gilberto Rodrigues  Simões

Gilson Gonçalves Correia

Giselle Nicacio de Lima Souza

Glauber Silva de Brito

Guilherme Moreira Bessa

Gustavo Cardoso de Sá Ribeiro

Heitor Ney Mathias

Helena Martins da Silva

Hellen Oliveira Senna

Heloisa Andrade de Paula

Henry da Castro

Hilda Saldanha Torres

Honder João Bressan Wellisch

Hugo Leão de Castro Filho

Ilton José Santos

Isa Amélia Santos

Isabele Machado dos Santos

Isabella de Lemos Novello

Isabella Falco

Iuri Figueira Gewandsznajder

Ivan Franklin Correia Neto

Ivonete Ferreira Lima

Izabel Lessa Barbosa Nougueira

Jacira Alves de Oliveira

Janaina da silva Schmidt

Jandira Alves de Oliveira

Janete Barbosa Moreira

Jaqueline Ferreira Marques

Jefferson Fernandes da Silva

Jefferson Vieira da Conceição

Jessica Fernanda dos Santos

João Marques da Cruz Filho

Joao Paulo Tapioca de Oliveira

Joaquim Alcides Toledo Ribeiro

Jonas Pena da Costa

Jorge Carlos dos Santos Correia

Jorge Ferreira

Jorge Machado

Jorge Milton Fernandes

Jorge Miranda dos Santos

Jorge Vieira da Silva

José Augusto Pereira Torres

José Eduardo Alves Casaes

José Fernando da Silva Gomes

José Renato Vilamil

Joselito José da Silva

Josenilda Domingo Cunha

Josué Mariano Santos

Juarez Ramos Morais

Jucelino Pereira de Morais

Julia Moulin Souto

Julia Rodrigues Dias de Saboya Henningsen

Karen Natalia de Oliveira da Silva

Karin Barbara Amorim

Karine Vieira da Silva

Kátia Regina Mendonça Penela Grande

Keli de Souza Salvino

Kledson Jônio Cardoso da Silva

Laís Vicência Sudré Bezerra

Larrubia Tomas da Costa

Leandro Oliveira de Sá Leitão

Leandro Uchôas

Leandro Velloso Ferreira

Leda Lopes Brochado

Lennon Lopes Ribeiro Corrêa

Leo Lince

Leonardo Matins Vaz de Oliveira

Leoncio Oliveira de Sá Leitão

Lia Dias de Alencar

Lidiane das Neves Souza

Lívia de Castro Dias da Silva

Lourenço Borges

Luci Ramos Privat

Luciana Caminha

Luciana Ferreira Brito

Luciana Jablonksy Amaral

Lucilene Oliveira da Silva

Lucimar dos Santos Ferreira

Luis Fernando Padilha

Luiz Carlos Sidre Ribeiro

Luiz Claudio Ferreira Lima

Luiz Fernando de Souza Rodrigues

Luzia Lopes Simões

Machado Pinheiro Salazar

Maira Porã Santos Salazar

Marcela Alexandre Pinto da Silva

Marcela da Silva Balbino

Marcelle Vieira da Silva

Marcelo Albagli

Marcelo Santos Carvalho

Marcia Beatriz Mendes da Silva Costa

Marcia Cristina Impronta

Marco Antônio da Silva Araújo

Marcos Fernandes Moura

Marcos Lopes Ribeiro

Marcos Paulo Costa da Silva

Maria Alice Mendes

Maria Aparecida da Silva Oliveira

Maria Aparecida Ferreira de Souza

Maria da Conceição Oliveira

Maria das Graças Nascimento de Faria

Maria das Neves P. Francisco

Maria de Lourdes Lopes Ribeiro Paura

Maria do Perpétuo Socorro Lima Martins

Maria Gabriela Correia de Araújo

Maria José Medeiros de Lima

Maria Julia Bressan

Maria Liana Gesteira Fonseca

Mariana Bustamante de Sá

Mariana Marques Ramos

Marilyn Pereira Costa

Mario Costa Lessa

Marizete da Silva

Marlene Moreira da Silva

Marli da Silva Souza

Marta Santos Roque Pereira

Marta Soares da Costa Villaverde

Matheus Henrique Bou Maroun Cruz

Maurício Augusto de Lima

Maurício Avelino Ferreira

Maurício Martins de Souza

Mauro Carvalho Bandeira de Mello

Mayra de Castro Siqueira

Michel da Costa Gomes

Milena Ribeiro de Lima

Miriam Regia de Castro

Mônica Maria Dias

Monique Lopes Simões

Mozart Noronha

Nayara da Silva Freitas

Nazareno Ribeiro Lessa

Nelia Maria de Assis Paula

Nelson Antunes

Nilson Bento Rosa

Olivia Cristina de Carvalho

Orlando Falsett Filho

Orlando Roberto Matias Dias

Patrícia Bustamante de Sá

Paula Almeida dos Santos

Paulo Cesar Rogero Junior

Paulo de Souza Junior

Paulo Henrique Bernardino

Paulo Roberto Francisco da Costa

Paulo Teixeira Júnior

Paulo Vinicius Moreira

Pedro Alves Ferreira

Pedro Jairo Oliveira Ferreira

Priscila Lopes Simões

Priscila Ribeiro lima

Rafael da Costa Ribamar

Rafael Simi

Rafael Vidal Leite Ribeiro

Raphael Ferreira Crespo

Raphael Mendonça de Souza

Raphael Sylvestre da Silva

Raquel Cristiane da Silva Barbosa

Raul Victor Gonzaga de Souza Maia

Renata Aline dos Anjos do Nascimento

Renata Lima de Oliveira

Renata Martins de Freitas

Renata Nunes de Araújo Fonseca

Renato Jefferson de Oliveira

Ricardo Augusto de Saboya Henningsen

Ricardo Jorge Boa

Roberto Aguillar Costa

Robson Rodrigo Coutinho Salazar

Rodrigo Lima da Costa

Rodrigo Burgos

Rômulo Rafael Ribeiro Paura

Ronaldo Alves da Costa

Rosana Ribeiro Roginer

Rosane Cristina Pessanha Sudré Macedo

Rosangela Maria dos da Silva

Rosangela Pereira Bernardo

Rosemary Alves Casaes

Rosita Gomes da Silva

Rozimeire Santana trindade

Sabrina Silveira Gonçalves Crespo

Salete Ferreira Brito

Samuel Reis Vieira

Sandra Candido da Silva

Sandra Leal de Lima

Sérgio Chrisman Aragão

Sérgio de Assis Paula

Sérgio Siqueira Coelho

Sidney Martins Ferreira

Sílvia Munestock

Sonia de Araujo

Sonia Maria dos Santos Pinto

Sonia Maria Ferreira da Silva

Stefano Novais

Suely Rozenfeld

Tainan Ribeiro de Abreu Barbosa

Talita Teixeira dos Santos

Tatiana Figueiredo Moreira

Tatiana Larissa dos Santos da Silva Moura

Tatiele Santos Gomes

Tayná Lima C. Ribeiro

Telma Lucia Pinto da Silva

Teresa Cristina de Oliveira

Thales Geraldo Alves de Araujo Goes

Thamires  de Lima Guedes de Almeida

Thiago Christian da Silva Sebastião

Thiago Cruz Teixeira

Thomas Alves Miranda

Tiago de Melo Cunha

Tiago Prata

Tiago Reis Vieira

Valdinay de Almeida Matos

Valéria da Conceição Campos

Valeria Nascimento de Faria

Valeria Rodrigues Dias Henningsen

Vanessa Matos Leal

Vânia Lopes Ribeiro de Lima

Vera Elena Oliveira Coelho

Vera Lúcia Peixoto

Vera Lúcia Soares Viana Vargas

Vera Maria Willemsens de Alencar  Mattos

Vera Siqueira

Victoria de Castro Barreto

Vilma Lopes Ribeiro

Vilmar Torres

Vinícius Melo Viana

Vinícius Ribeiro de Lima

Wagner de Alvarenga

Waldemir Salustiano Cordeiro

Walkiria Regina de Castro

Wallace Roque Ferreira dos Santos

Walmir Gomes da Silva

Washington Luiz Carneiro Ferreira

Washington Luiz de Souza Campos
Wellington Monteiro de Andrade
Yanne de Mattos Rabetim Milano

Yara de Almeida Barbosa

Yuri Marques Romariz Bastos