BABÁ – 50100

FotoBabá é candidato a vereador do Rio de Janeiro pelo PSOL na coligação Mudar é possível.

Número de URNA: 50100

Facebook

Site

Canal do YouTube

Twitter – @babapsol 

João Batista Oliveira de Araújo, Babá, é professor da UFRJ e Mestre em planejamento urbano e regional pelo IPPUR (Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional). Um dos fundadores do PSOL, integra atualmente o Diretório Nacional do Partido. Constrói a CST (Corrente Socialista dos Trabalhadores) um das tendências do PSOL. Foi fundador da CUT, do PT e dirigente da FASUBRA, sempre atuando de forma combativa e classista nessas organizações. Em 2003 foi expulso do PT e chamado de “Radical” juntamente com Luciana Genro, Heloísa Helena e João Fontes por ser coerente, enfrentar o governo neoliberal de Lula e votar contra a Reforma de Previdência que ataca os direitos de servidores públicos e demais trabalhadores. Hoje os mesmos que expulsaram Babá e nossa candidata a presidenta Luciana Genro, estão condenados pelo STF e presos em Brasília por conta do mensalão, o esquema de compra de votos no Congresso Nacional para aprovar a Reforma da Previdência.

Babá foi deputado estadual (dois mandatos) e federal (dois mandatos) e hoje exerce o mandato de vereador no município do Rio de Janeiro.

Sempre presente nas principais mobilizações, como as jornadas de junho, a poderosa greve dos garis no carnaval, as greves dos educadores do SEPE, dos rodoviários, dos servidores públicos federais, dos metalúrgicos, bombeiros. Além de apoiar lutas da juventude, como a greve dos estudantes das universidades federais e do CPII.

Babá é conhecido por ter uma bela história de vida a serviço das lutas dos trabalhadores, da juventude e do povo pobre. Com certeza, um deputado que faz falta na Câmara Federal, pelo seu vínculo com as greves e manifestações e pela incansável luta contra os privilégios dos políticos. Considera o cargo parlamentar como um serviço público para defender os interesses do povo. Por isso rejeitou o privilégio da aposentadoria especial de Deputado e se aposentará como qualquer trabalhador, além de utilizar o SUS. É morador da Tijuca e possui o mesmo patrimônio desde que começou a ser militante político da esquerda.