Apresentação

Outro estado do Rio é possível

O Programa Movimento da Coligação “Mudar é Possível” (PSOL/PCB) foi elaborado por mais de 5 mil pessoas em todo o estado do Rio de Janeiro só em 2018. Isso porque ele é o acúmulo da caminhada de movimentos sociais como o MTST, do PSOL e do PCB de décadas de lutas por melhorias sociais para a maioria, nós trabalhadores. Este ano, o Se o Estado do Rio Fosse Nosso foi às mais variadas regiões fluminenses e o resultado se reúne neste plano de governo com propostas de políticas públicas debatidas por aquelas e aqueles que se dedicam a lutar por uma vida mais livre, solidária e feliz. Trata-se de um trabalho em aberto e em permanente produção. Convidamos todas e todos a participar colaborando nas ruas, nos núcleos espalhados pelo estado ou em nossas redes sociais, pois queremos continuar a construir nosso programa junto com o povo do Rio.

se o estado do rio fosse nosso

Para realmente mudar e o Rio sair do buraco em que colocaram, precisamos apresentar nosso programa como uma plataforma de ações, ampla e transversal às políticas setoriais, que garanta desde já, participação popular, a promoção da justiça socioambiental e a defesa das liberdades daqueles que são oprimidos em razão de sua classe, gênero, raça, idade, sexualidade, religião, corpo ou cultura. Ao mesmo tempo, que atenda às especificidades de cada uma das regiões do estado, deslocando atenção e energia para a baixada fluminense e a todas as regiões historicamente deixadas de lado pela falta de interesse além do eleitoral. E, na própria capital, pensá-la de forma metropolitana, com integração entre meios de transporte e solucionando de vez as questões da zona oeste. Não temos tempo a perder. Temos que colocar à prova anos de debates, estudos e contar com a opinião e a sabedoria daquelas e daqueles que vivem e convivem com as dificuldades e facilidades do estado do Rio de Janeiro.

Acima de tudo, defendemos o fortalecimento da democracia não somente nos gabinetes do Estado, mas em todos os espaços públicos, como escolas e hospitais, ampliando os mecanismos de acesso à informação, de consulta popular e de controle social nos processos de tomada de decisão. Desejamos uma democracia por inteiro, não pela metade. Mais do que uma reforma institucional, almejamos a transformação do poder e da forma de exercê-lo. Acreditamos que governar não é dirigir. Governar é dar as condições para que as pessoas possam dirigir a si mesmas.

Precisamos ouvir as vozes das ruas e construir um novo modelo de governo com e para as pessoas. Para isso, o poder público não pode se comportar como um balcão de negócios. Ao contrário, deve funcionar como um instrumento de promoção do interesse público. Da arte ao lazer, da saúde à educação, da segurança à mobilidade, do esporte ao carnaval, nossa meta é trabalhar por uma cultura de direitos que nos permita construir um novo futuro para o estado do Rio de Janeiro. Acreditamos que sim, o Rio tem jeito!

Acessibilidade Assistência-social Comunicação Cultura Educação Botão-site Emprego-e-renda Finanças-públicas Lazer Meio-ambiente Memória-e-verdade Mobilidade Moradia Planejamento-e-gestão Previdência-social Proteção-aos-animais Saneamento-ambiental Segurança-alimentar-e-nutricional Segurança-pública Saúde Turismo Programa-Completo o-rio-tem-jeito