NILCÉA FREIRE – 50052

Foto Nilcéa Freire é candidata a vereadora do Rio de Janeiro pelo PSOL na coligação Mudar é possível. Atua na Zona Sul do Rio.

Número de URNA: 50052

Facebook

Financie Nilcéa Freire

Instagram

“Por um Rio de Direitos”

Temas defendidos: Igualdade de gênero e raça, educação, educação infantil, saúde e participação social

Sou carioca, divorciada, mãe de dois filhos, avó de três netas. Sou médica formada pela UERJ, militei ativamente contra a ditadura militar. Na UERJ, fui professora, Vice-Reitora e em 2000 fui eleita para o cargo de Reitora. Implantei pioneiramente o sistema de cotas raciais e sociais numa universidade pública brasileira. Entre 2004 e 2010, atuei como Ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres. Entre as muitas conquistas desta gestão destacam-se a “Lei Maria da Penha”, a criação do Ligue 180 e do Pacto Nacional de Enfrentamento à Violência contra as Mulheres.

Conduzi as duas primeiras Conferências Nacionais de Políticas para as Mulheres e presidi o Conselho Nacional de Direitos da Mulher, em permanente diálogo com os movimentos feministas e de mulheres, resguardando sua autonomia e diversidade, o que se tornou uma marca das gestões em que participei. Nos últimos cinco anos, atuei apoiando projetos, em particular os de combate ao racismo e à desigualdade visando a inclusão dos segmentos mais negligenciados pelas políticas públicas e sociais, em especial, mulheres, em toda sua diversidade, indígenas, jovens, negros e negras.