RENATO CINCO 50555

Renato Athayde Silva nasceu no Rio de Janeiro, em 25 de maio de 1974. É conhecido como Renato Cinco, apelido que ganhou no movimento estudantil quando estudava no Colégio de Integração Comunitária (CINCO). Renato é sociólogo, formado na UFRJ e ativista pela legalização da maconha e pelo fim da guerra aos pobres desde 2004.

Em 2009, foi um dos subscritores da representação dirigida à Procuradoria-Geral da República que deu origem à ADPF 187. Nesta ação, por decisão unânime, o STF reconheceu a legalidade das manifestações públicas em defesa da legalização das drogas.

Militante ecossocialista e libertário, participou dos principais movimentos populares das últimas décadas, como a luta pelo passe livre para estudantes, o “Fora Collor”, as campanhas contra a privatização da VALE e contra a ALCA e as mobilizações por educação e saúde públicas. No parlamento, promoveu dois seminários internacionais para discutir a questões ambientais: um sobre a crise hídrica em 2015 e outro sobre o colapso ambiental e a cidade do Rio em 2019.  

Fundador do PSOL, foi eleito vereador no Rio de Janeiro em 2012 e reeleito em 2016, atuando no parlamento a serviço das lutas populares e libertárias, com 33 leis e três emendas à Lei Orgânica do Município aprovadas, como a ampliação da licença-paternidade de servidores municipais para 20 dias (Emenda 27/2017) e a Lei 6.300/2017 que “estabelece a Redução de Danos e Riscos como política municipal de saúde”.

BANDEIRAS E LUTAS

Educação | Meio Ambiente | Moradia | Direitos Humanos | Luta antiproibicionista

SIGA O RENATO CINCO NAS REDES SOCIAIS: