TEREZA ARAPIUM 50577

Tereza Arapium é mulher indígena, artesã, guia de turismo e ativista ambiental. É candidata a vereadora pelo PSOL do Rio de Janeiro e sua missão é transformar a sabedoria ancestral em políticas públicas viáveis, sustentáveis e de baixo custo.

Nasceu na aldeia Andirá, na Amazônia. Teve sua infância e juventude marcadas pela vida coletiva na floresta e pelos saberes ancestrais. Adolescente, foi morar em Santarém, cidade mais próxima da aldeia, onde formou-se guia de turismo. Há 27 anos mudou-se para o Rio de Janeiro, cidade que a acolheu de braços abertos e onde exerceu a sua profissão. Mesmo passando grande parte da sua vida no Rio, sua origem e a vivência na floresta a influenciaram em toda a trajetória pessoal e profissional, caminho que acabou culminando na militância pelo meio ambiente e causas indígenas. Sua liderança e poder de articulação foram decisivos para que ocupasse a posição de cacica de sua aldeia, cargo que exerce em dupla jornada entre o Pará e Rio de Janeiro.

Sua candidatura à vereança se ampara no desejo de mudanças profundas no quadro político. O poder, como se configura atualmente, representa uma ameaça à natureza e aos povos da floresta. A voz indígena deve ocupar os espaços de decisão, como verdadeira reação à política exploratória, de morte e destruição, tão evidente nas boiadas que passam e no fogo que consome a vida no coração do nosso país. Entre suas propostas estão a defesa da Educação, Cultura, Meio Ambiente, Causa Animal e Povos Originários.

BANDEIRAS E LUTAS

Educação | Cultura | Meio Ambiente | Causa Animal | Povos originários

SIGA A TEREZA ARAPIUM NAS REDES SOCIAIS: