7 de abril marca o Dia Mundial da Saúde. Momento que historicamente retomamos as potências e os desafios enfrentados pelo nosso SUS – Sistema Único de Saúde, para a garantia do direito universal, integral e equânime à saúde.

Vivemos nas últimas semanas um dos contextos mais difíceis para a saúde pública mundial. 

A pandemia da COVID19 tem trazido à tona a disputa entre a vida e o lucro, as entranhas da crise do capitalismo neoliberal predatório com a natureza e, o aprofundamento das desigualdades sociais e raciais. No Brasil, ainda temos o agravamento desse cenário com o atual presidente da república, Jair Bolsonaro. Ele se mostra irresponsável e inconsequente diante às recomendações e orientações dos profissionais de saúde competentes, inclusive da OMS (Organização Mundial da Saúde). É inimaginável que, em um momento de crise como este, o ministro da Saúde e o presidente entrem em divergência, publicamente, nos meios de comunicação e redes sociais. Em contrapartida, o momento tem revelado  para o conjunto da sociedade a importância do SUS como única ferramenta capaz de enfrentar esse cenário.

Nesse sentido, nós do Setorial Nacional do PSOL, composto por sanitaristas, militantes e profissionais da saúde, de norte a sul do Brasil, do sertão ao litoral, nos somamos à iniciativa nacional junto a várias organizações e movimentos sociais, no sentido de lutar hoje e todos os dias pela defesa do SUS, pela proteção das trabalhadoras e trabalhadores de saúde e pelo direito à saúde de toda a população.

Que possamos fazer ecoar neste 7 de abril a convergência das ações que disputam o SUS para sua vocação social e revolucionária de colocar a vida acima do lucro.

Fazemos um chamado junto com diversas entidades para todas e todos irem às suas janelas e participarem do BARULHAÇO PELO SUS, hoje, 07 de abril, a partir das 20h30. 

Setorial Nacional de Saúde do PSOL

#VidaAcimadoLucro
#DiaMundialdaSaude2020
#VivaostrabalhadoresDoSus
 #Covid19 #ForaBolsonaro
#OsmarTrevasNão
#fiqueEmCasa