1000 dias sem Marielle, 1000 dias de luta!

O PSOL, movimentos sociais, coletivos, organizações não-governamentais, partidos e ativistas do mundo inteiro se organizaram em ações nas ruas e nas redes para pedir respostas e renovar a luta por justiça para Marielle Franco e Anderson Gomes nesta terça, 8 de dezembro, data em que a execução da vereadora e do trabalhador completa 1000 dias sem solução.

A partir de chamada nas redes sociais, o PSOL Carioca promoveu reunião de planejamento de ações e atividades com participação de mais de 80 pessoas representando 40 organizações, partidos políticos, movimentos sociais e coletivos do Rio e de outros estados do país. Uma programação foi definida e redes foram criadas para divulgação da data, 8 de dezembro, e articulação dos atos que marcam os 1000 dias desde o assassinato de Marielle e Anderson.

RIO

Na cidade, na manhã do próximo dia 8, terça-feira, centenas de cariocas se organizam para realizar ações descentralizadas e simbólicas nas ruas do Rio de Janeiro. Faixas, cartazes, intervenções e performances lembram o absurdo dos 1000 dias sem a segunda mulher mais votada no município em 2016, com mais de 45 mil votos. O Amanhecer por Marielle acontece, respeitando o distanciamento social, a partir da alvorada desta próxima terça, 8, expondo a necessidade imediata de respostas e exaltando o legado de Marielle. No final do dia, um jogral virtual convida a todas e todos à leitura de um manifesto ao vivo em suas redes sociais e a gritar por Marielle em suas janelas. Parlamentares do partido realizam coletiva de imprensa no início da tarde. Confira a programação:

Programação resumida

05h-10h
– Amanhecer por Marielle
08h – Ação Anistia Internacional + Instituto Marielle Franco: alarmaço nas redes
10h – Estreia vídeo em homenagem à Marielle + twitaço #1000DiasSemRespostas
12h – Coletiva de imprensa via ZOOM de parlamentares do PSOL do Rio de Janeiro
14h-17h – Pronunciamento de parlamentares em todo Brasil sobre os 1000 dias
17h-20h – Lives e transmissões ao vivo por Marielle
21h30 – Jogral virtual por justiça para Marielle + Grito por Marielle nas janelas

Materiais digitais para impressão e/ou divulgação nas redes:
https://bit.ly/MilDiasSemMarielle_Material

#AmanhecerPorMarielle | O dia tem início com o “Amanhecer por Marielle”, ação descentralizada na qual as pessoas são incentivadas a se manifestar nas ruas com intervenções, cartazes e outros gestos que lembrem nossa companheira, seu assassinato e a falta de respostas.

Quando: a partir do nascer do sol em 8 de dezembro
Onde: ruas, praças, transporte público e redes
Como: https://bit.ly/amanhecerpormarielle2020
Para inscrever ação: https://forms.gle/7KdkYrnPHeXdneeM9

#1000DiasSemRespostas | Às 8h, o PSOL se soma ao chamado da Anistia Internacional e do Instituto Marielle, que realizam ação com intervenção na Cinelândia e ao mesmo tempo nas redes sociais, com a hashtag #1000DiasSemRespostas. O “alarmaço” quer despertar logo cedo a atenção para as perguntas “Quem mandou matar Marielle? E por que?”. Leia o release: https://bit.ly/3qyXpyw
#1000DiasSemMarielle | Às 10h, estreia nas redes sociais vídeo do PSOL em homenagem à Marielle e tem início o Twitaço #1000DiasSemMarielle

#1000DiasdeLutaPorMarielle| Às 12h, vereadores e parlamentares do PSOL atendem à imprensa em coletiva via ZOOM. Para receber o link, preencha o formulário: https://forms.gle/1wzsnLLsSUpY3ByR9 

#1000DiasSemJustiça | Na parte da tarde, parlamentares do PSOL nas diversas casas legislativas se pronunciam sobre a data em plenário e exigem respostas sobre as investigações. 


#QuemMandouMatarMarielle | No final da tarde e início da noite, figuras públicas e personalidades debatem os 1000 dias sem respostas em lives no Instagram e no Facebook. Debatem também o legado de Marielle e o brotar de suas sementes nas lutas e no cotidiano da mulher, do LGBT, do morador de favela e de negras e negros.

#MariellePresente | o Jogral virtual por Marielle acontece a partir das 21h30, horário em que a vida de Marielle foi interrompida em 14 de março de 2018. Buscando simular o efeito de um jogral, em que um fala e todos repetem, amplificando o alcance das palavras, convidamos a todas a todos a ao vivo em seus perfis nas redes sociais (Facebook/ Instagram), para repetir o mesmo texto. Desta forma, a mensagem e grito ecoarão mais longe! Poste o vídeo nas redes e compartilhe em seu ZAP. Leia o texto do jogral: https://bit.ly/jogralpormarielle 

#JustiçaPorMarielleeAnderson | Após o jogral virtual propomos a todas e todos que soltem seu grito de revolta nas janelas de sua casa. Que gritemos por justiça, o nome de Marielle, as perguntas que ninguém respondeu ainda: Quem mandou matar Marielle? E por que?