A deputada federal Talíria Petrone assume a liderança da bancada do PSOL em Brasília, em ano de muitos desafios para a esquerda. Confira a nota da parlamentar:

A partir de agora, assumimos a liderança da bancada do PSOL na Câmara durante todo este ano de 2021. Temos um desafio imenso e muito trabalho pela frente.

Como líder, representarei o partido, encaminhando as votações nas comissões e no Plenário, apresentarei a linha política do PSOL e participarei das reuniões de líderes, que sempre ocorrem com a Mesa Diretora da Casa para debater as pautas de votações.

O PSOL tem uma história combativa na Câmara. Derrotar o bolsonarismo e a política ultraliberal está no centro da nossa agenda. Trabalharemos todos os dias, dentro e fora do Congresso, pelo impeachment desse genocida.

Seremos incansáveis na luta pelo retorno do auxílio emergencial, cujo encerramento deixou milhões de famílias à beira da fome e da morte. Lutaremos por vacina já e saúde pública para todas e todos!

Atuarei também para unificar ao máximo a esquerda para impedir o avanço da extrema-direita e, ao mesmo tempo, reconstruir um projeto realmente alternativo para o Brasil, a serviço da ampla maioria.

Minha liderança será baseada no diálogo com os movimentos sociais. Colocarei em pauta nossas propostas, conectadas com os interesses do povo, da classe trabalhadora, da população negra, das mulheres, dos povos indígenas e comunidades quilombolas e da população LGBTQI.

Somos uma mandata preta, feminista, socialista e popular e, por isso, traremos para o centro das pautas da liderança nossas lutas antirracista; contra o genocídio do povo negro; contra a violência na política, que atinge sobretudo mulheres negras e ameaça o exercício dos nossos mandatos.

Sou uma líder que é mãe. É urgente e necessário tratar nossa maternidade como um ato político. Como mãe da Moana e feminista negra, seguirei firme na defesa de mais direitos para as mulheres, como também para que o nosso direito ao maternar seja respeitado. Lugar de mãe também é na política!

Não mediremos esforços para derrotar a política genocida de Bolsonaro e o negacionismo do seu governo, que não foi capaz de enfrentar a pandemia e as consequentes crises que enfrentamos. Não daremos trégua a Arthur Lira e sua agenda conservadora de retirada de direitos.

É muito trabalho, mas estamos animadas e com muita esperança de dias melhores. Não baixaremos nossas bandeiras um dia sequer. Acompanhe com a gente e fique por dentro de nossas ações. É na luta que a gente se encontra! #SegueALíder 

Talíria Petrone
Dep. Federal PSOL RJ