Diversas ações aconteceram neste domingo, 14 de março de 2021, quando completaram-se 3 anos do assassinato político de Marielle Franco e seu motorista Anderson Gomes. Seguimos sem respostas sobre quem foram os mandantes desse crime que marcou o mundo. O PSOL Carioca segue cobrando a elucidação das investigações e lembrando a memória de nossa companheira para que as suas lutas, que são as nossas lutas, permaneçam vivas.

Como o momento pede cautela, não tivemos condições de fazer ações de rua como gostaríamos. Assim, núcleos e setoriais do partido e nossos parlamentares se manifestaram tanto pela internet, quanto em ações simbólicas em diversas zonas cidade.

No local do assassinato, no Estácio, o PSOL Carioca fez um pequeno memorial em homenagem à nossa companheira que estará sempre presente em nossas lutas e corações.

O Núcleo da Maré e o Setorial de Favelas do PSOL cobraram justiça colocando faixas da passarela 5 à 10, na Av. Brasil. Na Tijuca, um grupo de militantes do Núcleo 1º de maio realizou ação nas praças do bairro. Já na Ilha do Governador, foi criado o bosque Marielle Franco. E na Lapa, a indignação pelos três anos sem resposta foi o mote da ação.

Faixa, placa e projeção na Cinelândia

Na última sexta, a viúva de Marielle e vereadora do PSOL no Rio, Monica Benicio, colocou faixa sobre a fachada da Câmara Municipal. No domingo, foi inaugurada na Cinelândia placa que celebra a memória e que foi símbolo de resistência ao ódio nos últimos tempos. E, às 21h30 de domingo, horário exato da execução, o Setorial de Mulheres do PSOL realizou projeções nas escadarias da casa legislativa e em ao menos outras 15 capitais do país.

  

Nas redes sociais, o 14 de março foi marcado pela memória e por justiça por Marielle e Anderson. Ao longo do domingo, centenas de posts, vídeos, fotos e artes pediram justiça e lembraram o legado de nossa querida companheira. Muitas podem ser encontradas nas redes pelas hashtags:
#MarielleSemprePresente
#QuemMandouMatarMarielle
#JustiçaPorMarielleeAnderson
#3AnosSemMarielle

Memória e luta

Além de ações nas redes sociais, lançamos uma nova área no site do PSOL Carioca em homenagem à Marielle Franco, – “Marielle Sempre Presente“. Lá é possível conhecer sua história, suas posições políticas e as homenagens ocorridas ano a ano após seu brutal assassinato: http://psolcarioca.com.br/marielle

Projetos de Lei para enfrentar a violência política

Para ir além das denúncias da não elucidação deste feminicídio político e do resgate da memória e legado de nossa companheira, o PSOL ainda apresentou em diversas casas legislativas Brasil afora, em parceria com o Instituto Marielle Franco, projetos de lei para instituir o 14 de Março como o Dia Marielle Franco de Enfrentamento à Violência Política contra as Mulheres. Saiba mais: https://psolcarioca.com.br/2021/03/13/14m-dia-marielle-franco-de-enfrentamento-a-violencia-politica-contra-as-mulheres/